Desenvolvimento ogranizacional

1702 palavras 7 páginas
Origens do DO
Origens do Desenvolvimento Organizacional
- O DO nasceu na década de 1960 em função das mudanças no mundo das organizações e em função da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias. O DO tem sua origem na Teoria Comportamental e nos consultores de dinâmica de grupo e comportamento organizacional. O DO ampliou sua área de atuação chegando a abordar a organização como um todo e assumindo a abordagem sistêmica. Neste ponto, passou a ganhar ares de teoria administrativa. O DO apresenta novos conceitos de organização, de cultura organizacional e de mudança organizacional.
Para os autores de DO, o conceito de
Organização é tipicamente behaviorista: “a organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente”. Esse conceito refere-se às pessoas com contribuintes das organizações, em vez de estarem elas próprias incluídas totalmente nas organizações. As contribuições de cada participante à organização dependem das suas diferenças individuais e do sistema de recompensas e contribuições da organização. A organização atua em um meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tanto, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.
Cultura organizacional :é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. Cada órgão tem a sua própria cultura corporativa. A cultura da organização não é estática e permanente, mas sofre alterações com o tempo, dependendo de condições interna sou externas. Mudar a estrutura

Relacionados

  • Resumo do livro Teorias da Administração
    4371 palavras | 18 páginas
  • PIM II
    18628 palavras | 75 páginas
  • tcc adm
    17415 palavras | 70 páginas