Desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Modelo Teórico
David Gallahue

O desenvolvimento motor pode ser conceitualizado, usando uma ampulheta heurística, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto.

A função principal da teoria é integrar fatos existentes para organiza-los de tal maneira que eles forneçam um significado. As teorias do desenvolvimento tomam os fatos existentes sobre oorganismo e fornecem um modelo desenvolvimentista congruente com os fatos. Portanto, a formulação de teorias serve como base para testar os fatos e vice-versa. Os fatos são importantes, mas sozinhos não constituem ciência. O desenvolvimento de uma ciência depende do avanço da teoria, bem como da acumulação dos fatos. No estudo do comportamento humano, especialmente nas áreas de desenvolvimentocognitivo e afetivo, a formulação das teorias ganhou crescente importância nos últimos anos. As teorias têm desempenhado um papel duplo essencial em ambas as áreas, a saber, têm servido e continuam a servir como integradoras dos fatos existentes e como base para a derivação de novos fatos (Bigge e Shermis, 1992; Learner, 1986).


Até recentemente o interesse pelo desenvolvimento motor estavapreocupado basicamente em descrever e em catalogar dados, com pouco interesse em modelos desenvolvimentistas que levassem a uma explicação teórica do comportamento no decorrer da vida. Essa pesquisa era necessária e muito importante para a nossa base de conhecimentos. Porém, na realidade, ela pouco fez para ajudar-nos a responder às questões criticamente importantes do que está na base do processo dodesenvolvimento motor e como o processo ocorre. Somente existe um número limitado de modelos abrangentes do desenvolvimento motor. Agora, entretanto, estudiosos do desenvolvimento motor estão reexaminando o seu trabalho em relação a pesquisas mais cuidadosamente planejadas e baseadas em estruturas teóricas experimentais. O objetivo deste capítulo é apresentar um modelo abrangente dedesenvolvimento motor, baseado em pontos de vistas teórico-específicos, em um esforço tanto para descrever quanto para explicar o desenvolvimento e para servir como base para a geração de novos fatos sobre esse importante aspecto do comportamento humano.



CONCEITO 1

Poucos modelos teóricos abrangentes de desenvolvimento motor existem

A primeira função de um modelo teórico de desenvolvimentomotor deveria ser a integração dos fatos existentes englobados pela área de estudo. A segunda função deveria ser servir como base para a geração de novos fatos. Pode-se argumentar que os fatos poderiam ser interpretados de mais de uma maneira, isto é, a partir de perspectivas teóricas diferentes, o que é, de fato, desejado. Pontos de vistas diferentes promovem argumentos e debates teóricos que são,a própria centelha da pesquisa, ao lançar nova luz sobre interpretações teóricas divergentes. Mesmo se diferenças teóricas não existirem, pesquisas devem ser realizadas para determinar se as hipóteses derivadas da teoria podem ter um suporte tanto experimental quanto ecológico (Bigge e Shermis, 1992; Learner, 1986).

A teoria deveria servir como base para todas as pesquisas e para aciência, e o estudo do desenvolvimento motor não constitui exceção. A teoria desenvolvimentista deve ser tanto descritiva quanto explicativa. Em outras palavras, o desenvolvimentalista está interessado em como as pessoas tipicamente são em faixas etárias particulares (descrição) e o que faz com que essas características ocorram (explicação). Sem uma base teórica de operação, a pesquisa sobre odesenvolvimento motor ou qualquer outra área tende a produzir pouco mais do que fatos isolados. Todavia, sem um corpo existente de conhecimento (fatos), não podemos formular teorias e sem a formulação e o teste constante de teorias, não podemos esperar um nível superior de compreensão e de conscientização do fenômeno que chamamos de desenvolvimento motor.

CONCEITO 2

Modelos teóricos tentam...
tracking img