Desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Raquel Lizzi Maciel








DESENVOLVIMENTO MOTOR: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS








Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso








CRUZ ALTA-RS, 2011

Raquel Lizzi Maciel













DESENVOLVIMENTO MOTOR: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS












Trabalho de conclusão de cursoapresentado ao curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Cruz Alta, como requisito parcial para obtenção do Titulo de Licenciado.









Orientador: Prof. M. Sc. Pedro Antonio Batistella












CRUZ ALTA-RS, JUNHO 2011

Universidade de Cruz Alta – Unicruz
Centro de Ciência da Saúde
Curso de Educação Física






DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS






Elaborado por
Raquel Lizzi Maciel






Como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Educação Física.





Comissão Examinadora:


Profº M.Sc. Pedro Antonio Batistella (Orientador) ________________________UNICRUZ

Profª Dra Maria Denise Justo Panda __________________________________UNICRUZProfª M. Sc. Rosangela C. Gomes Nascimento _________________________UNICRUZ





Cruz Alta, 30 de Junho de 2011


RESUMO


1 Identificação do Projeto

1.1 Título do Projeto: Desenvolvimento Motor: Um Estudo em Escolas Públicas

1.2 Pesquisador Responsável: Pedro Antonio Batistella


1.3 Instituição Responsável: Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ1.4 Área Temática: Ciências da saúde

1.5 Justificativa e Objetivo do Projeto: O presente estudo justifica-se pelo fato de que através dos testes que serão aplicados poderemos verificar se o nível de desenvolvimento motor está de acordo com o que se espera para a idade, possibilitando aos professores de cada escola aperfeiçoar o seu planejamento a fim de atender as necessidades conforme arealidade de seus alunos. Sendo assim este estudo tem como objetivos: verificar o perfil motor de alunos de 9 e 10 anos de uma escola municipal e de uma escola estadual nas áreas da coordenação motora fina, coordenação motora ampla, equilíbrio, percepção corporal, percepção espacial e percepção temporal; verificar a prevalência da dominância lateral dos alunos de ambas as escolas e Comparar o nível dedesenvolvimento motor de alunos de 9 e 10 anos de uma escola municipal e de uma escola estadual da cidade de Salto do Jacui – RS.
1.6 Desenho Metodológico do Projeto: Este estudo será de caráter descritivo comparativo. Para a realização dos testes será aplicada a escala de desenvolvimento motor proposta por Rosa Neto. Para o tratamento estatístico será utilizado o programa informático MicrosoftOffice e desse será utilizado o programa Excel; para a análise dos dados será utilizada a análise descritiva através da média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, mediana e moda, para verificar o perfil de Desenvolvimento Motor; para comparar o perfil motor dos escolares entre as escolas será utilizado o teste “t“ de Student, com nível de significância de P ≤ 0,05; para a lateralidade seráutilizado a inferência percentual.
1.7 Critérios de Participação: A amostra será constituída de 40 alunos sendo 20 da Escola Municipal Siegfried Heuser e 20 alunos do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, onde serão 20 do sexo feminino e 20 do sexo masculino, ambas as escolas da cidade de Salto do Jacui-RS, estes serão escolhidos através de sorteio daqueles que apresentarem o perfil para apesquisa, ou seja, alunos com idade de 9 anos até 9 anos e seis meses e 10 anos até 10 anos e seis meses.
1.8 Identificação dos Riscos Possíveis aos Sujeitos do Estudo: O estudo apresenta risco mínimo como queda ao realizar, principalmente, o teste de equilíbrio, salienta-se, no entanto, que são testes simples amplamente realizados pelos pesquisadores e professores de educação física, se caso esta...
tracking img