Desenvolvimento motor e o género - reflexão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“ O Desenvolvimento Motor e o Género ”
(João Barreiros e Carlos Neto – Faculdade de Motricidade Humana – Lisboa)

Introdução

Os autores procuram esclarecer as relações e diferenças, existentesno desenvolvimento motor entre o sexo masculino e o feminino durante os primeiros anos de vida até à adolescência e a interacção que existe para influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimentomotor.

Reflexão Crítica do Artigo “ O Desenvolvimento Motor e o Género ”

O Desenvolvimento motor, é um misto de processos continuados de mudança, que tem em grande parte a sua maior relevânciana fase infantil e na adolescência. Até ao final da infância os ritmos de desenvolvimento alteram e são distintos nas crianças.
Estas diferenças devem-se, a razões biológicas, sócio-culturais e aoacumular de experiências motoras vividas, sendo este o factor com maior influência directa devido ao efeito pratica, conjunto de actividades motoras de evolução lenta e repetitiva, facilitadas pelo meioenvolvente. Só a interacção entre estes três factores vai permitir explicar o processo de desenvolvimento.

As diferenças morfo-fisiológicas vão marcar até à idade adulta, presença nas diversassituações e acções, criando uma diferença na prestação e no desenvolvimento motor modelo em favor do sexo masculino, com maior relevância nas crianças dos 2 até aos 7, 8anos e depois dos 10 até aos 14,16anos.
As desigualdades sócio-culturais, acções de influência familiar e ou por todos aqueles que a rodeiam, desenvolvem uma noção de regras de masculinidade ou feminilidade logo à nascença, com adiferenciação de cores para a roupa (ex: azul > masculino, rosa > feminino), jogar à macaca ou ao elástico para meninas, brincar com carros ou jogos com bola para rapazes. Com esta diferenciação, fazcom que existam desiguais exigências de desenvolvimento motor e naturalmente diferentes desempenhos.
Assim, as diferenças de performance motora são evidentes a partir dos três anos no sexo masculino...
tracking img