Desenvolvimento moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Teológica Batista de Brasília
SGAN 611, Módulo B – Av. L-2 Norte – Fone: (61) 272.1136
Fax: (61) 340.5372 – E-mail: ftbb@ftbb.com.br
site: www.ftbb.com.br – 70860-110 – Brasília, DF

Disciplina: Psicologia Geral
Professora: Jane Faria Chagas Ferreira

DESENVOLVIMENTO MORAL

Alunos:
Joaquim D. Nogueira
José P. Machado
Marcos Vieira

BRASÍLIA – DF
Maio de 2010DESENVOLVIMENTO MORAL

A. SOBRE O CONCEITO DE “MORAL E DESENVOLVIMENTO MORAL”
Segundo NERI (2004) etimiologicamente conceito de Ética e Moral tem o mesmo significado. Por um lado, o adjetivo “ético” tem a sua origem no na palavra ethos que significa costume, modo habitual de agir, habito. Por outro, o termo latino “moralis” ou vem da palavra mos= costume. Daí entende-se que ambos os conceitos sãosinônimos em seus significados. Entretanto, isto não é uma unanimidade entre autores. Segundo VAZQUEZ (1969), citado por POTTKER (2002), os dois termos tem significados distintos, sendo que a moral é uma forma específica de comportamento humano, dos indivíduos ou grupos sociais. Em inúmeras situações o sujeito tem que escolher entre várias opções de conduta, e geralmente decide baseado em normasestabelecidas, que podem ser explicitadas ou não. A ação está sujeita a um juízo moral, e ambos, ação e juízo, pressupõem normas orientadoras.
A ética está relaciona com os diferentes aspectos da teoria sobre a moral,ou seja, está vinculado a construção teórica dentro das diferentes disciplinas, a exemplo da Filosofia, Psicologia, a Sociologia, Antropologia, História, Economia Política, quecontribuem, com seus estudos, para uma análise mais abrangente do comportamento moral.
Em resumo, pode-se dizer que a moral, portanto, está relacionado aos aspectos da vida pratica e pode ser observada, nos diferentes tipos de organização humana, sobre o comportamento e o juízo moral. A ética é a formulação e sistematização do comportamento e juízo moral, que representa o plano teórico da moralvivida e praticada.
O termo desenvolvimento moral está afeto a psicologia estando associada aos esforços na construção de modelos teóricos que possam encontrar uma explicação adequada dos processos que orientam e definem a adoção de valores individuais nas diversas esferas da atividade humana (MARTINS & BRANCO, 2002).

B. MORAL E DESENVOLVIMENTO MORAL: EVOLUÇÃO HISTÓRICA (PRINCIPAIS TEÓRICOS ETEORIAS)
A tarefa de reconstruir uma evolução histórica do conceito de moral ou da moralidade humana foge ao escopo deste trabalho. Por várias gerações homens de diferentes culturas e tradições procuraram responder questões relacionadas ao tema:: Como nos podemos tornar seres virtuosos? Como é que a pessoa se torna moral? O que significa afirmar-se como uma pessoa de princípios? Quais os valores adefender? Quais as condições propícias ao desenvolvimento moral? (AZEVEDO, 2004)
Para uma tarefa tão árdua um bom começo seria debruçar-se sobre o livro Filosofia Moral: Manual Introdutivo, de NERI (2004). Após isto, prosseguir-se-ia pelas fontes primárias, tais como: Ética a Nicômacos (Aristóteles) e moral como a busca do bem e da felicidade; A universalidade do que é certo e errado emSócrates; A desobediência do homem, a emergência do mal pela ausência de Deus em Agostinho. Tomas de Aquino e o ser natural que discerne entre o certo e o errado e o ser espiritual que vive segundo a vontade de Deus (POTTKER, 2002). Ainda nesta linha, nos parece que a leitura da Teologia Sistemática de Charles Finney é um tratado sobre a moralidade, tendo Deus como sua origem. Pode-se citar, em outralinha, Emmanuel Kant e sua obra “O Imperativo Categórico” que orienta uma verdadeira moral, aquela baseada no dever do agir de acordo com princípios universais. “ Age apenas segundo uma máxima tal que possas querer que ela se torne lei universal” Kant citado por GAMA DO VALE (2006).
São muitas obras e idéias sobre homem e a moral ou moralidade. Fica, portanto, difícil organizá-las do ponto de...
tracking img