Desenvolvimento local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DA ATIVIDADE

1- No inicio do texto a autora afirma que “ o fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussoes sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil”. Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto explique a questão da letra (a) que estálogo a seguir:
a) Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais?

Após a leitura do texto”Gestão de desenvolvimento econômico local” e pesquisas de alguns artigos na internet entendo que a reestrururação capitalista trata das mudanças da década de 70, tais como implantação de inovações tecnológicas, fazendo com que diminui se o quadro de funcionários e dando lugaras máquinas, em consequencia a taxa de desemprego aumenta para os operários que tinha pouca capacitação, habilitando os apenas para desempenhar trabalhos braçais. Outra caracteristica foi que com a indústria de massa barateando os preços de bens de consumo a classe operária pode pela primeira vez adquirir produtos que até então não estava acostumada a possuir; como por exemplo o automóvel.Diante desta aparente ascensão social os trabalhadores que ainda mantinham seus empregos começavam a participar de uma forma mais ativa no mercado de consumo e quase não se interessavam mais em lutas sociais com medo de perder as vantagens que começavam a adquirir.
A crise dos estados nacionais ocorreu a partir da década de 70, onde aumentava a hostilidade entre empregados e patrões, com isso osempregados começaram a ficar contra o estado; devido o estado fixar o salário minimo , tributos impopulares, aposentadorias e e pensões abusivas e leis consideradas abusivas. Essa insatisfação aumentou na medida que o estado não lhes oferecia um suporte básico na saúde , educação , transporte , habitação pública.
O Estado passou a ser o Grande Patrão. Os verdadeiros patrões subsumiram naaparente impotência de se opor aos limites das leis trabalhistas, como se estas definissem máximos, e não mínimos, a serem concedidos.
Finalmente, os EUA, ou melhor, sua classe hegemônica, maior beneficiária do contexto, destacou-se como força determinante, aparentemente incontestada, em plano mundial, exercendo, por isso e para isso, um papel de aglutinador, da sociedade capitalista, sem precedentehistórico.

b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as politicas brasileiras para o desenvolvimento local”

No Brasil as práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas politicas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação,do desenvolvimento local integrado e sustentável,dentre outras, ora sendo visto como uma nova politica social, ora como um novo paradigma econômico.
O papel dos municipios para o desenvolvimento vem aumentando suas responsabilidades em relação as iniciativas voltadas para a melhoria das condições de vida e a busca de soluções dos problemas urbanos. Isso significa os municipios a cada diamais assume a responsabilidade que antes era do governo,

c) Faça uma pesquisa de campo(visite a prefeitura de sua cidade,orgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc..) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Em visita a ONG Atos 29,verifiquei que ela oferece cursos com intuito de profissionalizar e orientar aspessoas; como por exemplo o curso de artesanato, orientaçoes nutricionais , orientações de saúde(aferindo a presão, medindo glicose), orientações como se ter uma boa qualidade de vida, preservação do meio ambiente e atendendo tambem as crianças com oficinas, escolinha de futebol.

2) Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento estratégico envolvido no...
tracking img