Desenvolvimento Integrado De Projeto Gerenciamento De Obra E Manuten O De Edif Cios Hospitalares

1015 palavras 5 páginas
Resenha
CAIXETA, Michele Caroline Bueno Ferrari, FIGUEIREDO, Alexandra, e FABRICIO,
Márcio Minto. Desenvolvimento integrado de projeto, gerenciamento de obra e manutenção de edifícios hospitalares. Ambiente Construído [online], 2009, vol. 9, p.
57-72. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/issue/view/662/showToc. Os autores Michele Caroline B. F. Caixeta, Alexandra Figueiredo e Márcio
Minto Fabrício, no trabalho desenvolvido, analisaram o processo de desenvolvimento de edifícios hospitalares de médio porte da rede particular, considerando as fases de projeto, gerenciamento da obra e gerenciamento de manutenção, através de um estudo de caso realizado em uma empresa especializada em projetos hospitalares, que oferece serviços desde o planejamento da edificação hospitalar até a construção, o acompanhamento do uso e a manutenção.
As edificações hospitalares se caracterizam por sua grande complexidade. Além das questões de projeto arquitetônico, são considerados diversos conceitos, como a capacidade de expansão, flexibilidade, dinâmica, acessibilidade, eficiência, segurança.
O programa dessas edificações é extenso, isso para acompanhar os avanços da área médica e comportar a inserção de todas as demandas exigidas.
No trabalho foram adotadas as terminologias de processo de desenvolvimento de produto e gestão do PDP. Segundo os autores, o PDP engloba diversas atividades ligadas ao planejamento, concepção, amadurecimento, validação e detalhamento de soluções. Através delas, tende-se chegar a soluções e especificações de projeto de um novo produto e do projeto para sua produção. O processo de projeto de edificações hospitalares geralmente inicia-se com o trabalho do arquiteto em cima dos dados recebidos, desenvolve a planta e a volumetria, e, por fim, são acrescentados equipamentos, sistemas prediais, mobiliário e outros equipamentos. Os projetos para as edificações hospitalares exigem o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar,
para

Relacionados