Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
IDENTIFICAÇÃO
Curso: Pedagogia 2ª Série Disciplina: Psicologia da Educação
Nome dos alunos RA
Karoliny Souza Cruz Figueiredo RA: 3301494824
Diana Ferreira da Cruz RA: 3301496010
Simone RA: 3333539406
Isabel CristinaRA: 3333553541
Vilma RA: 3333515117

CONCEITUAÇÃO
1- Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”.

O desenvolvimento humano envolve varias fases evolutivas desde o nascimento atem a idade adulta. E nesse momento que vai sofrendo uma serie de modificações, seguindo uma etapa em que se desenvolve o organismo cérebro e ocomportamento, ou seja, e o crescimento do ser humano como todo, não só sua estrutura mais sua maneira de agir.
2- Aponte os fatores que influenciaram o “Desenvolvimento Humano”.

Os fatores que influência o Desenvolvimento são Hereditariedade, Crescimento orgânico, Maturação neurofisiológica e Meio.
Hereditariedade: é um cargo genético que tem um grande fator no desenvolvimento, mas é preciso quehaja um estímulo para que esse fator ocorra.
Crescimento orgânico: é o aspecto físico do ser humano, tipo o crescimento da estrutura e a fortificação dos ossos.
Maturação Neurofisiológica: é a fase em que se descobre a maneira de como se comportar.
Meio: é a estimulação do meio em que vive (ambiente), e também o que ela adquire com experiência ex: uma criança que vive numa casa e eladiariamente sobe e desse escadas concertesa ela tem uma facilidade melhor do que outra criança que nunca subiu numa escada.

3- Aspectos do desenvolvimento humano.

O aspecto físico motor ocorre quando o indivíduo já consegue manipular o seu corpo já tem ciência de alguns movimentos. Ex movimentar a colher para comer sozinho, engatinhar,andar, apartir desses movimentos estimulam outros maiscomplexos.
Aspecto intelectual: é a capacidade de pensar e agir, por exemplo, a criança quer um brinquedo que esta no alto de alguma estante, ela vai pensar como ela vai pegar, e depois ela vai agir pegando algo para ela subir, ou subindo na própria estante.
Aspecto emocional: e sentimento de cada um e a alegria, a tristeza, o amor, a maneira que cada um expressa suas experiência do dia-dia.Aspecto social:e o jeito que um ser humano reage diante de uma situação que envolve outras pessoas, ex na sala de aula a professora faz uma pergunta,alguns alunos estão prontos para responder já outros tem vergonha.
4- Importância do conhecimento do desenvolvimento humano para a Educação
A criança precisa de um acompanhamento constante dos pais, porque ao ser criado pelos pais em um ambienteadequado a criança passara por todas as fases do desenvolvimento, ao chegar no ambiente escolar a criança terá maior facilidade de aprendizagem, pois ao contrário das crianças que não tem esse acompanhamento acaba tendo muita dificuldade de aprendizagem.

Teorias-Correntes/Concepções BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO
A- Nome da teoria comportamentalismo A teoria da aprendizagem envolveprocessos mentais controle do consciente esses processos ocorrem quando o indivíduo tem o contato com o meio físico e mental,o processo de desenvolvimento só ocorre com a interação do indivíduo com o meio social.
Dialética da interação do individuo com o meio
B- Autor principal John B. Watson : Como professor de psicologia animal, desenvolveu investigações, fundamentalmente sobre o comportamentode ratos e macacos. São as suas experiências com animais, controladas de forma rigorosa e objetiva, que lhe vão inspirar o modelo de psicologia. Os mesmos procedimentos poderão ser aplicados pelos psicólogos se eles se debruçarem sobre o estudo do comportamento humano. Daí que Watson assumisse claramente a abolição da barreira entre a psicologia humana e a psicologia animal.
Com 29 anos, foi...
tracking img