Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO

FREUD
Na perspectiva freudiana, o sujeito se forma a partir das experiências de objetais. O objeto, em Freud, é um objeto libidinal, de prazer ou desprazer, “bom ou mau”, gratificante ou não gratificante, positivo ou negativo.  
PIAGET
Desenvolvimento - relação do organismo e o meio. Esta teoria valoriza igualmente o organismo e o meio.

ERIC ERIKSONA teoriaque desenvolveu nos anos 50 partiu do aprofundamento da teoria psicossexual de Freud e respectivos estádios, mas rejeita que se explique a personalidade apenas com base na sexualidade. Em cada estádio cada sujeito confronta-se, e de preferência supera, novos desafios ou conflitos. Cada estádio/ fase do desenvolvimento da criança é importante e deve ser bem resolvida para que a próxima fase possaser superada. |

VYGOTSKY
Buscou compreender o homem em processos constantes de interação social. Elaborou uma teoria de educação enquanto atividade sócio-histórica preocupou-se com o entendimento das origens sociais e das bases culturais do desenvolvimento individual)e evidenciou a relação entre desenvolvimento e aprendizagem estuda do pensamento como produto da história social ou reflexo dasatividades interpessoais e das condições materiais, chamando essa psicologia de cultural e histórica.

* PENSAMENTO DETERMINADO PELA LINGUAGEM
* a natureza conceitual do pensamento ocorre devido a linguagem. “Nossas descobertas indicam que a fala egocêntrica não permanece por muito tempo como um mero acompanhamento da atividade da criança. Além de ser um meio de expressão e deliberação de tensão, torna-se um instrumento do pensamento, no sentido do próprio termo - a busca e o planejamento do problema”
* Funções da Linguagem
* refletir o mundo exterior
* planejar e determinar o curso de uma ação
* Antes de controlar o seu comportamento, a criança começa a controlar seu ambiente com a ajuda da fala.
* Isto produz novas relações com o ambiente,além de uma nova organização do pensamento.
* A criação dessas características humanas de comportamento produz mais tarde, o intelecto, e constitui a base do trabalho produtivo: a forma específica humana de uso de instrumentos..
* ZPD - Zona de Desenvolvimento Proximal
“ZPD é a distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente deproblemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”
* Dois Níveis de Desenvolvimento:
Nível de Desenvolvimento Real : capacidade intelectual já consolidada pela criança - resolução de problemas sem o auxilio
Nível de Desenvolvimento Potencial : a capacidade de resolverum problema com o auxílio de alguém mais velho ou um adulto - a criança precisa de intervenção pedagógica externa para colaborar na realização da tarefa . Todo obstáculo que se interpõe à criança ao realizar uma tarefa ou, a solucionar um problema, pode fazer com que ela solicite a outra pessoa um auxílio. Há elementos mediadores do processo da aprendizagem que pode e DEVE ser pediado por outrapessoa
RENE SPITZ
Explica o desenvolvimento em termos de objeto relacionamento.

Pré-objeto (Fase Não- Objeto)(0 – 3 meses):Começa a partir do nascimento e termina quando o organizador é o primeiro sorriso. Nesta fase, o recém-nascido não pode distinguir uma “coisa” a partir do outro, não pode distinguir uma coisa (fora) do seu próprio corpo e não experimentando algo separado dela. É porisso que também percebe o peito como uma parte de si próprio.

Objeto precursor (3 .-7. meses):Este é o início da segunda etapa, este começa com um sorriso, objeto precursor do rosto humano. Aa criança não reconhece o rosto de uma determinada pessoa, mas identifica os traços da face, como nariz, boca, olhos, etc. O sorriso é a primeira manifestação ativa, dirigida e intencional. A partir do...
tracking img