Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia e o Desenvolvimento Humano...Vamos dar início aos trabalhos?Como ponto de partida, gostaria de inserir a discussão sobre o que é Psicologia e o que investiga. Depois, vamos conversar um pouco sobre as diferentes concepções de desenvolvimento na Psicologia e sua relação com a Educação.Antes de tudo, devemos entender que os conhecimentos desenvolvidos pela Psicologia não são saberesfechados e prontos, mas sempre em processo de contínuo aperfeiçoamento e fundamentados em diferentes modelos ou paradigmas. Assim sendo, as pessoas em geral e, em especial, os alunos na escola, não são uma comprovação desta ou daquela teoria. Cada sujeito é único e devemos, como pesquisadores e educadores, perguntar-nos sempre sobre quem é esse aluno, como posso auxiliá-lo no processo de seudesenvolvimento, ao invés de “rotulá-lo” ou “encaixá-lo” dentro dos padrões de um único modo de pensar. Sejamos abertos ao fenômeno humano...Vale a pena também reforçar a ideia de que não existe um desenvolvimento padrão para todos os seres humanos. O que existem são certos parâmetros (referências) construídos e/ou observados que nos permitem entender como ocorre a estruturação física, mental, cognitivae emocional do sujeito humano. Porém, não podemos tentar padronizar esses processos para todos, já que são muitos dinâmicos.
Os pais, mercado de trabalho, órgãos governamentais ou mesmo o currículo escolar, determinam metas a serem alcançadas. Porém, o mais importante é você, como Pedagogo(a), reconhecer o papel que possuirá no desenvolvimento das pessoas que se encontrarão à sua frente em toda asua plenitude.Agora podemos começar para valer!
O que é Psicologia e o que faz o Psicólogo?...) estudo e análise dos processos intrapessoais e das relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo, no âmbito das instituições de várias naturezas, onde quer que se dêem estas relações. Aplica conhecimento teórico e técnico (...) com o objetivo deidentificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais.
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito àdignidade e integridade do ser humano. (CONSELHO Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2010)
Conheça mais sobre a Psicologia e suas áreas acessando http://www.crp07.org.br/sobre_profissao.php
Dê uma lida em especial sobre a atuação do Psicólogo Educacional, um dos grandes parceiros dos profissionais de Pedagogia

Assim, a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano emmuitas áreas e pode fazer intervenções para seu desenvolvimento. Mas acontece que não existe uma única teoria da Psicologia. Na verdade, são muitas teorias e elas se organizam dentro daquilo que chamamos de correntes ou paradigmas.
Um paradigma é uma formulação original para explicar, no caso da Psicologia, por que, como e para que o ser humano desenvolve e manifesta seus comportamentos, comosentimentos, relacionamentos, pensamentos e ações. Ou seja, é um modelo de explicação sobre como o ser humano se constitui psiquicamente.
Acontece que há diferentes paradigmas e vários teóricos seguem esse ou aquele modelo, formando uma corrente ou escola com grupos de teóricos que prestam diferentes colaborações para o mesmo paradigma. Por exemplo, dentro do paradigma da Psicanálise elaborado porSigmund Freud, temos também as teorias de Jacques Lacan, Carl Jung, Erik Erikson, D. W. Winnicott e outros.
Os principais paradigmas são: Psicanálise, Comportamentalismo
Esses paradigmas irão influenciar o trabalho de muitas instituições e pessoas que lidam com a Educação, pois o processo de ensino-aprendizagem faz com que todos nós educadores imediatamente pensemos em algumas questões: Como o ser...
tracking img