Desenvolvimento humano e aprendizagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CONSTRUÇÃO: O APRENDER NA VIDA E NA SALA DE AULA

Eunice Seniz de Souza Zark*

Resumo:
O presente texto define aspectos relevantes da convivência social dos homens , a questão dialógica e a necessidade da mesma na produção do saber. Trata-se de especificar a importância das experiências e mútua troca para a formação integral do homem, em uma perspectivasócio-construtivista. Trata-se de uma concepção teórica de educação, princípio este que parte do desenvolvimento da inteligência segundo a ação do próprio sujeito e as interferências do meio.

Palavras chaves:Educação , diálogo, aprendizagem, construtivismo.

Abstract:
This text sets relevant aspects of social coexistence of men, the factual issue and the need for one in the production ofknowledge. This is to specify the importance of mutual exchange experiences and to the integral formation of man, in a socio-constructivist perspective. This is a theoretical conception of education, this principle that part of the development of intelligence as the action of own subject and interference of the medium.

Keywords: Education, dialogue, learning, constructivism.



1. INTRODUÇÃOMuitas são as críticas que se referem ao sistema educacional e o professor é a figura que está diretamente relacionado com esses problemas. Assim sendo, o modo como desenvolve sua ação pedagógica caracteriza o processo de interação do mesmo com os educandos e promove uma série de oportunidades que geram o diálogo, a troca de experiências e o crescimento individual e ao mesmo tempo, de todo ogrupo em sala de aula. Desta forma, é possível desenvolver um ensino de qualidade, significativo, onde o professor e o aluno possam interagir com o conhecimento e serem agentes de mudanças. Entretanto, é preciso compreender que cada criança é um ser em particular e deve ser respeitado na sua individualidade. A figura do professor deve ter por finalidade promover um ensino baseado na vida cotidianado educando, relacionando o conhecimento empírico com o científico e fazendo da sala de aula uma oportunidade de aprendizagem constante.

2. A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
A sala de aula representa o espaço onde a criança passa a maior parte do tempo quando encontra-se no ambiente escolar por isso, é preciso torná-la um ambiente agradável, onde o aluno sinta-se estimulado emaprender, disposto a agir de modo espontâneo na construção do saber. Entretanto existe toda uma abordagem que requer o comprometimento do educador e de toda a comunidade escolar afinal, educar é um processo contínuo e exige a participação de todos.
Como destaca Severino ( 2000: 85):
“...tudo é constituído de múltiplas partes que se relacionam entre si, a unidade é sempre resultado e resultante deuma interação e de equilíbrio das partes que interagem entre si. Ela nunca é uma massa uniforme, monolítica e homogênea de uma identidade pura.”

Neste contexto pode-se caracterizar e definir o ser humano, como um ser em desenvolvimento constante cujas situações vivenciadas servem de alicerce para a sua formação. Assim sendo é desde os primeiros dias da vida da criança, acontecimentosrefletem aspectos positivos ou negativos do mesmo.
Com base na afirmação anterior a teoria piagetiana, também conhecida como concepção construtivista, apresentada pela pessoa de Jean Piaget, determina detalhes a respeito de como o indivíduo, desde o nascimento, constrói o conhecimento.
Trata-se de uma linha pedagógica estudada posteriormente por Emília Ferreiro e também outros educadores preocupadoscom a aprendizagem e com os caminhos que a educação vem assumindo. Isto significa que todo educador precisa ter claramente definido como se processa a aprendizagem da criança, pois educar é um ato de interação e intervenção entre os sujeitos o que caracteriza as relações sociais, não sendo mais possível aceitar uma visão individualista de educar.
Assim sendo definir os estágios de evolução do...
tracking img