Desenvolvimento humano nas organizações

Páginas: 12 (2808 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS



DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Ituiutaba
2011

DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

.

Ituiutaba
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 CONHECIMENTO NASORGANIZAÇÕES 05
2.1 Os Novos Papéis dos Recursos Humanos 06
2.2 A Educação da Organização 08
2.2.1 Treinamento e Adestramento 08
2.2.2 Educação Organizacional Continuada 09
2.2.3 Educação Organizacional e Mudanças 09


3 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 11
3.1 Compensação Justa e Adequada 11
3.2 Condições de Trabalho 12
3.3 Oportunidade de Crescimento eSegurança 12

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

A crescente integração das economias e das sociedades envolvendo a produção de mercadorias e serviços, e divulgação de informações fizeram com que uma área das organizações totalmente burocrática, que era vista como o centro de custo mais oneroso, mudasse seu foco, e começasse a visualizar a capacidade de diminuirgastos, implantar melhorias para poder ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos, executando suas metas fazendo com que as empresas tenham melhores resultados, passando assim a ser um setor mais estratégico nas organizações. A Gestão de Pessoas ou Administração de pessoas ou Gestão com Pessoas, o nome e as ações no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas, dizem o que as empresasquerem de seus colaboradores.
Nesse contexto o capital intelectual vem se tornando a peça chave para as organizações, como as empresas agem para que tenham o máximo de pessoas capacitadas com conhecimentos e sua adequada aplicação que permitem captar informações e transformá-las em oportunidades de novos produtos e serviços. Com a globalização, e o avanço tecnológico, as empresas estão investindoem capital humano com o objetivo de ter retorno mais rápido. O capital em forma de imobilizado e o trabalho na velha concepção de mão-de-obra cedeu o lugar a fatores que, designamos por intangíveis. Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importantes no mundo dos negócios, além disso, outros fatores como pessoas, cliente, produtos e serviços, tecnologia, resultados, além daglobalização foram considerados como desafios para a Administração de Recursos Humanos nesse novo milênio.
"Tudo existe, nada persiste, nem permanece o mesmo, o homem é o que vir a ser".
Heráclito – Filosofo.

2 CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seriaentender o conceito de conhecimento e suas características, que seriam explícito, implícito e tácito.
O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana. Seria o conhecimento documentado e contido em informações não-estruturadas. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento, e que reside na mente humana, mas pode sertransferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação. Já o conhecimento tácito é o conhecimento que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras. Exemplo disso seria um bom jogador de futebol, onde desempenha bem a sua função, mas não sabe passar para outra pessoa a forma como joga bem.
O conceito de gestão do conhecimento é a prática de agregar valor à informação e dedistribuí-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro desta organização.
Não se tem uma gestão do conhecimento se não houver gestão da informação, pois muitas empresas utilizam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinamento e desenvolvimento humano nas organizações
  • A influência da gestão do comportamento humano para o desenvolvimento das organizações
  • humano nas organizações
  • desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!