Desenvolvimento histórico da educação e da pedagogia no brasil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação á Distância

Curso Superior em Pedagogia

*

*

Araras/SP
2011

Trabalho apresentado para avaliação da disciplina História da Educação e da Pedagogia do curso superior em Pedagogia sob orientação Profª. Ma. Mariciane Mores Nunes.


*
*

*
* Araras/SP
2011

DesenvolvimentoHistórico da Educação e da Pedagogia no Brasil.

1. Linha do Tempo da História da Educação

1500 – Vera Cruz : O começo de tudo
1549 – Alfabetização pela Fé
1564 – Primeiro Colégio para brancos
1599 – A Falta de Professores
1759 – Expulsão dos Jesuitas
1760 – O Estado é responsável pela Educação
1808 – Estudantes ambiciosos estudavam em Coimbra
1827 – Uma revolução na escola – primeiraLei Geral de Ensino
1837 – Uma escola para imperador ver
1874 – Ordem e Progresso –
1883 – Escolas Técnicas
1889 – República dos Normais
1890 – Separação de Igreja e Estado
1895 – O Primeiro Jardim
1920 – O aluno é o centro das atenções
1932 – Anísio Teixeira e a Escola Nova
1942 – Escola de Trabalhadores
1962 – Ler pra entender o mundo
1971 – O fim da História ( E DA Geografia)
1988– Constituição Federal
1996 – LDB
1998 – As Avaliações
2004 – Universidades para Todos
2007 – A Esclusão Continua

2. Fases da Educação no Brasil

1500 – Vera Cruz : O começo de tudo

Os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação, os índios eraminstruídos por adultos – pais, avós, tios – o pajé era responsável pelos valores culturais.

1549 – Alfabetização pela Fé

Quando os jesuítas chegaram no Brasil, eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeram também os métodos pedagógicos, para converter os índios. O ensino era feito em construções de taipa simples, anexas às aldeias, que com algumaliberdade, são as primeiras escolas. Crianças e jovens aprendem português e espanhol, profissões e operações mentais básicas. O teatro, o canto, e outras atividades lúdicas são usados para catequizar, e de quebra, para ensinar. O nomadismo, uma característica da cultura indígena, atrapalha bastante a educação.

1564 – Primeiro Colégio para brancos

A determinação veio da Coroa Portuguesa, o primeiroColégio surge na Bahia em 1564, é mais estruturado que as escolas de índios, pois recebem órfãos portugueses e filhos da elite colonial em regime de internato. Depois de 11 anos de estudos, os estudantes tinham que cursar uma Universidade além – mar, pois não havia escolas de Ensino Superior.

1599 – A Falta de Professores

O método da pedagogia dos jesuítas é a repetição, memorização e provasperiódicas. Ao aluno cabe anotar tudo o que o professor fala no caderno. Apesar de organizado, os colégios sofrem com problemas de falta de professores.

1759 – Expulsão dos Jesuitas

No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas daCompanhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.
Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de radicais diferenças de objetivos com os dos interesses da Corte. Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que seencontrava diante de outras potências européias da época. Além disso, Lisboa passou por um terremoto que destruiu parte significativa da cidade e precisava ser reerguida. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos...
tracking img