Desenvolvimento histórico da educação e da pedagogia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

ARARAS
2011


PEDAGOGIA

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL

ARARAS
2011
INTRODUÇÃO

A educação é o princípio para o desenvolvimento de um país, o papel fundamental para construir os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para os indivíduos participarem ativamente da sociedade e daeconomia. Ela tem evoluído muito nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito, pois apresenta um nível baixo e falta muito para se atingir o nível ideal.
O desenvolvimento da educação no Brasil vem sendo um erro desde os séculos passados e, que somente com o tempo, aliás, muito tempo será recuperado. Não podemos jogar completamente a culpa no governo atual, afinal, está sendo feito progressos paraque isso melhore, mesmo com tal demora os resultados só serão vistos daqui muitos anos talvez quando surgir um governo capaz de continuar os planos atuais ou melhorar.
A Educação no Brasil teve seu inicio no período colonial, marcando as primeiras relações entre Estado e Educação, muitas mudanças ocorreram até chegarmos hoje, observamos que não teve o mesmo incentivo que nas colônias européiasna América, e assim fica difícil entender hoje os problemas sem voltar no tempo, e mostrar as rupturas sofridas.
A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo, trouxeram um padrão de educação próprio da Europa para substituir o que já existia aqui, e convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não erarepressiva como a europeu.
Quando os jesuítas chegaram trouxeram a moral, os costumes e a religiosidade européia e também os métodos pedagógicos que durou 210 anos, quando uma nova ruptura, a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, que tornou a educação um caos, até que a Família Real transfere o Reino para o Novo Mundo-Brasil, a educação continuou a ser secundária e por todo o Império, pouco sefez pela educação.
Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas para tentar melhoras, mas não houve um processo marcante ou significativo quanto ao modelo de ensino, manteve as mesmas características dos países do mundo, que é a de manter o "status quo" para aqueles que frequentam os bancos escolares.
Com a educação brasileira só se percebeu propostas desencontradas que nãocontribuíram em nada para o seu desenvolvimento, um verdadeiro caos, que hoje em dia não evoluiu muito, o aluno muitas vezes sai da escola sem aprender, será que precisamos de outra reforma urgente?
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL

Com a chegada dos portugueses, a educação indígena que até então era feita pelos adultos e pelo os pajés foi interrompida, e os jesuítas assumirama educação da época edificando assim a primeira escola elementar brasileira, pregando a fé católica associada ao trabalho educativo, que não foi suficiente para converter os índios, assim, logo depois se dedicaram também à educação dos brancos. Trouxeram a moral, os costumes e a religiosidade européia, e também os métodos pedagógicos (repetição, memorização e provas periódicas), nessa época asmeninas não podiam estudar (1500 - 1759).
Uma nova fase marcava a História da Educação no Brasil com a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, e a desestruturação da educação se torna um verdadeiro caos. Mediante este fato, pouca coisa da prática educativa no Brasil, causada pela diferenças de objetivos com os dos interesses da Corte, foi mantida. Assumiu-se um novo método: os livrosdidáticos.
Enquanto os jesuítas preocupavam-se aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado, ficando assim a educação estagnada e era preciso uma solução. Para isso instituiu o "subsídio literário" para manutenção dos ensinos primário e médio, que nunca foi cobrado com regularidade e os professores ficavam longos períodos sem receber.
Os professores...
tracking img