Desenvolvimento gustavo esteva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO Gustavo Esteva

A palavra desenvolvimento foi usada como emblema para identificar a campanha política de Truman para presidente. Eles queriam algo que consolidassem uma hegemonia e torná-la permanente. Parte de seu discurso dizia: “O que imaginamos era um programa de desenvolvimento baseado nos conceitos de uma distribuição justa e democrática”. Aousar a palavra “subdesenvolvimento”, Truman deu um novo significado ao desenvolvimento e criou um eufemismo para discretamente referir-se à era hegemonia norte-americana. E foi assim que subitamente criaram a nova percepção do “eu” e do “outro”. Daquele momento em diante, deixaram de ser o que eram antes, em toda sua diversidade, e foram transformados magicamente em uma imagem inversa da realidadealheia. Hoje, para dois-terços dos povos do mundo, o subdesenvolvimento é uma experiência de vida de subordinação, de discriminação e de subjugação.
O entulho das metáforas utilizadas durante o século XVIII começou a fazer parte da linguagem popular no século XIX, com a palavra desenvolvimento absorvendo uma variedade enorme de conotações. Esse exagero de significado acabou pordissolver a precisão de seu significado.
O desenvolvimento não consegue se desassociar das palavras com as quais foi criado: crescimento, evolução, maturação. A palavra sempre tem um sentido de mudança favorável. Indica que estamos progredindo porque estamos avançando segundo uma lei universal necessária e inevitável, e na direção de uma meta desejável.
O conceito dedesenvolvimento empobreceu-se ainda mais nas mãos de seus primeiros defensores, que o reduziram a crescimento econômico. Passou a constituir um simples crescimento da renda per capita nas áreas economicamente subdesenvolvidas.
Em 1962, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas recomendou a integração dos dois aspectos de desenvolvimento. Naquele mesmo ano, as Propostas de ação da PrimeiraDécada de desenvolvimento determinavam que: O problema dos paises subdesenvolvidos não é simplesmente o crescimento, mas sim o desenvolvimento...Desenvolvimento é crescimento com mudanças (e acrescentou)... As mudanças, por sua vez, são sociais e culturais, econômicas, e qualitativas como quantitativas... O conceito chave é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nos anos 60, o desenvolvimentosocial “era visto parcialmente como uma precondição para o crescimento econômico e parcialmente como uma justificativa moral para esse crescimento e para os sacrifícios que ele pressupunha”. No final da década, muitos fatores contribuíram para amortecer o otimismo sobre o crescimento econômico: as deficiências das políticas e processos vigentes haviam se tornado mais evidente que no começo da década;os atributos da chamada “integração” aumentaram; e tornou-se óbvio que o crescimento econômico rápido vinha acompanhado de desigualdades também crescentes. A tendência, a essa altura, era que os economistas já começassem a considerar os aspectos sociais como “obstáculos sociais”. A Estratégia Internacional de Desenvolvimento, proclamada em 1970, pedia uma estratégia global, baseada em uma açãoconjunta e concentrada em todas as esferas da vida econômica e social. A virada,não se deu com a Estratégia e sim em uma resolução das Nações Unidas, quase simultânea, que estabeleceu um projeto para identificação de uma abordagem unificada ao desenvolvimento e ao planejamento, “que integraria totalmente os componentes econômicos e sociais na formulação de políticas e programas”. Começou assim a buscade uma abordagem unificada à análise e ao planejamento do desenvolvimento, que procurava, simultaneamente, a integração setorial, espacial e regional, com um tipo de “desenvolvimento participativo”. Na segunda década a abordagem unificada acabou evoluindo na direção contraria: dispersão. Outras questões importantes tiveram sucessivamente seu momento de proeminência. Cada um desses problemas...
tracking img