Desenvolvimento gestacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
vimeDESENVOLVIMENTO GESTACIONAL 1º AO 3º MÊS
http://www.youtube.com/watch_popup?v=fKyljukBE70
http://hypescience.com/familia-amorosa-e-fundamental-para-desenvolvimento-do-cerebro/

1ª Semana

A primeira semana da gestação coincide com a primeira semana do último ciclo menstrual. É assim que os obstetras calculam o tempo da fecundação e contam as semanas para estimar a data do nascimento dobebê. Mas a fecundação em si, que resulta do encontro do óvulo com o espermatozóide na trompa de falópio, como se chama a conexão entre os ovários e o útero, só ocorre no final da segunda semana do ciclo, na maioria dos casos.

2ª Semana

O óvulo fertilizado, também denominado zigoto, tem apenas duas células quando é impelido por contrações da musculatura lisa da tuba uterina em uma viagem emdireção ao útero. Durante esse percurso, o processo de divisão celular (mitose) tem seu curso, e o zigoto passa de duas células para 4 células e depois 8 até 16 células, quando chega ao útero para se ligar à parede do endométrio, nesta altura espessada para recebê-lo. A implantação desse agrupamento celular ocorre na terceira semana da gravidez, quando pode ocorrer pequena perda sanguínea que emnada afeta a gestação.

3ª Semana

No local da implantação as células continuam se dividindo, formando uma bolinha de tamanho diminuto, que gruda na parede uterina e começa a receber oxigênio e nutrientes da placenta e do cordão umbilical, compostos por tecidos embrionários e maternos, neste estágio em início de desenvolvimento. É na quarta semana que tem início a formação do embriãopropriamente.

4ª Semana

O aglomerado de células do embrião continua em desenvolvimento no seu útero e chega à quinta semana do tamanho de um carocinho de maçã. Tem início, então, a sua divisão em três camadas: a superior forma o tubo neural e dá origem ao cérebro, a espinha dorsal, a medula espinhal e aos nervos e a intermediária dá origem ao coração e ao aparelho circulatório. Nesta semana, ainda, aplacenta se desenvolve em vilosidades coriônica, produzindo o hormônio gonadotrofina coriônica, que permite ao embrião recém-implantado na parede do útero dar sinais de sua presença. O nível de ganodotrofina coriônica, mais conhecido como o hormônio da gravidez, ou βhCG,  aumenta ao ponto de ser eliminado na urina da mulher. É esta a hora em que os testes de gravidez funcionam.

5ª Semana

Ocoração do embrião é do tamanho de uma sementinha, mas já começa a bater e a bombear sangue enquanto se divide para formar suas câmaras. Os brotos dos membros superiores e inferiores começam a se formar neste período, também, quando o embrião mede 4 milímetros de comprimento, parecendo um girino. Na quinta semana, o tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, se fecha e alguns órgãosimportantes, como rins e fígado, começam a surgir e os intestinos a se desenvolver. 

6ª Semana

O embrião já está com a cabeça formada, ela é grande em relação ao corpo, no lugar dos olhos aparecem manchas escuras, e é possível observar as aberturas que darão lugar às narinas. Notam-se ainda as pequenas saliências que se delineiam para formar as orelhas e o crescimento da hipófise e das fibrasmusculares tem início. Você não consegue ouvir, mas o coração já dividido entre a câmara direita e esquerda bate a um ritmo regular,  de 150 batimentos por minuto - o dobro do seu ritmo cardíaco. O tamanho do embrião nesta fase é de 8 milímetros.

7ª Semana 

Com quase 13 milímetros de comprimento, o embrião já tem agora os dedos das mãos e dos pés, embora estes ainda apareçam “colados” por umamembrana, como se fosse pés de anfíbios. As orelhas estão formadas e começa o desenvolvimento da arcada dentária. O seu bebê é agora um feijãozinho que se mexe dentro do seu útero sem parar. O fígado produz grandes quantidades de glóbulos vermelhos do sangue, enquanto a medula óssea se forma para assumir esse papel. Desta etapa em diante, seu bebê vai começar a crescer rápido. É a hora em que...
tracking img