Desenvolvimento fisico na terceira infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
* O desenvolvimento físico é mais lento na terceira infância do que nos anos anteriores. Ocorrem grandes diferenças na altura e peso.
* A nutrição e o sono adequados são essenciais para o crescimento normal e uma boa saúde.
* Devido ao progresso do desenvolvimento motor, meninos e meninas podem dedicar-se a uma ampla variedade deatividades motoras.
* Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
* As atividades informais ajudam a desenvolver as habilidades físicas e sociais. Os jogos dos meninos tendem a ser mais físicos e os das meninas, mais verbais.
* Dez por cento das brincadeiras das crianças em idade escolar, sobretudo dos meninos, são impetuosas.
* Muitas crianças, sobretudo os meninos, dedicam-se a esportesorganizados e competitivos.


* Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
* A terceira infância é um período da vida relativamente saudável; a maior parte das crianças está imunizada contra a maioria das doenças, e a taxa de mortalidade é a mais baixa em relação ao resto da vida.
* O excesso de peso, que está aumentando entre as crianças, acarreta múltiplos riscos. Éinfluenciado por fatores genéticos e ambientais, sendo mais fácil evitar do que tratar. Muitas crianças não fazem exercícios físicos suficiente.
* A hipertensão tem ocorrido com mais freqüência à medida que aumenta a incidência de excesso de peso.
* Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
* Nesta idade são comuns as infecções respiratórias e outras doenças agudas. Doenças crônicas, comoa asmas, são mais comuns entre crianças pobre ou pertencentes a minorias.
* A visão torna-se mais precisa durante a terceira infância, mas algumas crianças têm problemas de visão e de audição.
* As perspectivas para crianças nascidas com HIV melhoraram. Muitas dessas crianças têm um desempenho normal na escola e não deveriam ser excluídas das atividades para as quais têm aptidão.
*Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
* Na terceira infância a principal causa de morte são os acidentes. Esses ferimentos podem ser grandemente reduzidos pelo uso de capacetes e outros dispositivos de proteção, assim como pela eliminação de uso de brinquedos e esportes perigosos.
* Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Infância

Abordagem Piagetiana: A Criança Operacional Concreta* Uma criança entre 7 e 12 anos está na fase das operações concretas. As crianças são menos egocêntricas do que antes e mais competentes para tarefas que requerem raciocínio lógico, como relações espaciais, causalidade, categorização, raciocínios indutivos e dedutivos e conservação. Contudo, o raciocínio é amplamente limitado ao aqui e agora.
*
Abordagem Piagetiana: A CriançaOperacional Concreta
* O desenvolvimento neurológico e os progressos no processamento e memorização parecem contribuir para o desenvolvimento das habilidades piagetianas.
* Segundo Piaget, o desenvolvimento moral está ligado ao amadurecimento cognitivo e se desenvolve em três estágios, à medida que as crianças passam do pensamento mais rígido para o mais flexível.
* Abordagem do Processamentode informação: Memória e Outras Capacidades de Processamento
* Tempo de reação, velocidade de processamento, meta-memória, metacognição, atenção seletiva e estratégias mnemônicas são aspectos que se aperfeiçoam durante os anos escolares.
* Abordagem Psicométrica: Avaliação da Inteligência
* Os teste de QI são bastante eficazes na previsão de sucesso escolar, mas podem ser injustospara algumas crianças.
* As diferenças de QI entre grupos étnicos parecem ter, em elevado grau, origem nas diferenças socioeconômicas e ambientais.
* A freqüência escolar talvez faça incrementar a inteligência.
* Abordagem Psicométrica: Avaliação da Inteligência
* As tentativas de conceber testes livres de aspectos culturais ou que fossem culturalmente justos foram malsucedidas....
tracking img