Desenvolvimento emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Emocional

Logo ao chegar a este mundo, o indivíduo investe praticamente todo seu esforço no processo de ajustar-se ás demandas do meio físico. Mas, assim que consegue adaptar-se às novas condições de vida, ele começa a desenvolver seus padrões de ajustamento psicossocial. Mesmo admitindo que a adaptação física do indivíduo é condição indispensável à suasobrevivência, reconhecemos que há outros aspectos igualmente importantes do ajustamento humano sem os quais a pessoa não pode desenvolver-se adequadamente. Referimo-nos aqui aos aspectos emocionais do desenvolvimento humano, que constituem ponto de fundamental importância para a vida.
A palavra emoção, no contexto da psicologia, significa algo de natureza afetiva e envolve um elementoconsciente de sentimento. Tanto o sistema nervoso central como o sistema nervoso autônomo produzem atividades motoras, glandulares e viscerais que caracterizam os estados emocionais. A emoção está relacionada também com a motivação, com o elemento energizante do comportamento. E, como seria de esperar, não obstante a base fundamental biológica da emoção, ela está também sujeita á aprendizagematravés do seu processo evolutivo.
A vida emocional de uma criança nessa fase evolutiva é bastante simples. Ela ainda não aprendeu a reprimir suas emoções e portanto, as expressa conforme a atendimento ou não de suas necessidades básicas. O próprio repertório de emoções é muito limitado nessa fase da vida. O medo, a ira, e a afeição são as mais comuns. Essas emoções são rápidas etransitórias, porém normalmente se expressam com mais freqüências do que na vida do adulto. Existe, nas crianças, estreita relação entre os estados emocionais e as necessidades orgânicas.
No desenvolvimento emocional do ser humano a figura materna desempenha importante papel. A mãe, ou a pessoa que lhe faça as vezes, constitui a base das relações significativas do individuo com seu mundo.Inclusive a maneira como o indivíduo recebe o alimento da figuram materna tem profundas repercussões sobre seu futuro comportamento em termos da modelagem de sua personalidade.
O contato físico é também de vital importância para o desenvolvimento emocional do indivíduo. Os estudos de Spitz ( 8) demonstram que a prolongada privação do contato físico pode conduzir a distúrbios emocionais degraves consequências.




No processo do desenvolvimento psicossocial da criança a família desempenha importante papel. O primeiro contato social da criança normalmente é com a família. Portanto, a família como o mundo significativo contribui para a formação das atitudes básicas do indivíduo. Tudo que acontece depois dessa experiência básica é de caráter mais ou menossuperficial, comparando com a profundidade da influência da vida da família na determinação dos padrões de comportamento do indivíduo, incluindo, obviamente, as dimensões emocionais desse comportamento. Existe, por exemplo abundante material de pesquisa comprovando a importância dos métodos de educação domesticas sobre o futuro desenvolvimento da personalidade do indivíduo. O tipo de disciplina a que acriança é submetida, a forma como os pais se relacionam entre si e como se relacionam com a própria criança , a ordem do nascimento em relação a outros irmãos, e o modo de tratar e de ser tratado pelos irmãos, todo esse conjunto de circunstâncias constitui o mais importante de todos os fatores no processo do desenvolvimento da personalidade do indivíduo.
Apesar das inevitáveisdiferenças individuais, há certos princípios universais do desenvolvimento humano. Há evidências, por exemplo, de que o processo maturacional, a sequência dos estágios evolutivos e a direção do desenvolvimento são comuns a todos os seres humanos em todos os lugares e de todos os tempos de sua conhecida história.
O desenvolvimento humano abrange processos fisiológicos, psicológicos e...
tracking img