Desenvolvimento em relações humanas (ni003)

407 palavras 2 páginas
O desenvolvimento de lideranças e sua aplicação vêm representando novas tendências e perspectivas no campo das relações interpessoais. Estamos dia a dia envolvidos com diferentes tipos de grupos e estabelecendo novas relações. De fato esse contexto exige cada vez mais habilidade na manutenção de nossas relações interpessoais. Nesse sentido, muitos programas e técnicas para formação e organização de equipes são propostos, todos visando à qualidade e o sucesso da convivência grupal.
Vivemos organizados em grupos e, normalmente, exercendo liderança ou sujeitos a um líder. A vida em grupo depende de fatores complexos que determinam a ação do grupo sobre o indivíduo, do indivíduo sobre o grupo e da ação do líder. É, portanto, do entrosamento destas três realidades sociais: o grupo, os indivíduos que compõem o grupo e o líder, que depende o êxito do trabalho coletivo.
Podemos dizer que pessoas que se encontram, que se reúnem em família, no trabalho, na igreja, para praticar um esporte, para estudar, ou, simplesmente, conversar, constituem grupos sociais. Assim, um grupo é toda reunião de indivíduos em torno de um objetivo comum. É preciso deixar claro, entretanto, que apenas a proximidade física não caracteriza um grupo. Pessoas reunidas transformam-se em grupo, quando se verifi ca que cada indivíduo está afetado por cada um dos outros indivíduos que compõe o mesmo grupo. Dessa forma, os elementos do grupo não só atuam uns sobre os outros reciprocamente como também atuam juntos de forma mais ou menos uniformes.

Um grupo consiste de: duas ou mais pessoas psicologicamente conscientes umas das outras e que interagem para atingir uma meta comum. Assim, um grupo é mais do que um ajuntamento de pessoas e essas quatro condições precisam ser atendidas. Cada grupo possui características próprias; essas características não são apenas a soma das características de cada elemento do grupo, mas sim o todo, formando uma gestalt.

Atualmente fala-se muito no conceito

Relacionados