DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: ANÁLISE DO MUNICÍPIO DBRASILÂNDIA DO TOCANTINS–TO

2045 palavras 9 páginas
COLINAS DO TOCANTINS
2012
JUSCELINO AILTON GOMES

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE BRASILÂNDIA DO TOCANTINS–TO

Trabalho de Desenvolvimento econômico local apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.

Orientador: Profs. Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Márcia Bastos.

COLINAS DO TOCANTINS
2012
Na década de 1970, a partir da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais que estremeceu todo o sistema capitalista mundial e, iniciou-se uma profunda reestruturação com significativas mudanças no setor produtivo, com a introdução de novas tecnologias e novas formas de organização da produção; no setor financeiro, com a desregulamentação financeira e; em nível do Estado, com a implementação das políticas neoliberais.
Esse período de crise possui algumas características marcantes e resoluções práticas que foram, efetivamente, tomadas no sentido de tentar resolver os problemas advindos da crise. Na produção verificou-se a resistência dos trabalhadores ao trabalho na linha de montagem. A monotonia e a alienação do trabalho expressaram-se no absenteísmo, na displicência, nas paradas de produção, no trabalho mal feito, nas peças defeituosas e no desperdício, elevando o custo da produção. Na tentativa de solução, as empresas buscaram melhores condições de exploração das oportunidades organizacionais e tecnológicas, oferecidas pelo avanço da automação baseada na microeletrônica, e pelos novos modos de “produção flexível” o que intensificou ainda mais o trabalho.
A internacionalização da produção foi, por exemplo, uma das respostas do capital à crise do modelo de acumulação fordista frente à força de resistência do movimento operário. A internacionalização significou a

Relacionados