Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL COnectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


ANDRÉA COTTA LAMAS














dESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
















UBÁ
2012




ANDRéA COTTA lamas
















DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCALTrabalho de BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO,. apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Educação a Distância, Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem,, Filosofia, Sociologia, Seminário Introdutório.




Orientador: Prof.Peterson Lunardelli




UBÁ

2012SUMÁRIO



1 . INTRODUÇÃO....................................................................................................4


2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................6


2.1. Localização e Gênese Histórica e Administrativa.....................................6


2.2. DesenvolvimentoEconômico Local..............................................................7


2.3. Sustentabilidade Ambiental e Econômica....................................................9


3. CONCLUSÃO.....................................................................................................11


4.REFERÊNCIAS...............................................................................................12











INTRODUÇÃO



Atualmente, vivenciamos uma realidade que está cada vez mais ligada a globalização, e não é novidade que a preocupação com o desenvolvimento local e regional, a promoção econômica e a promoção de emprego e trabalho visivelmente está entrando mais em discussão. Em muitos países em desenvolvimento, os estados e as cidadestomaram a iniciativa própria de reavivar o desenvolvimento econômico, ao invés de esperar que o Governo Central tome alguma providência neste sentido.
A crise econômica que se desencadeou nos países centrais a partir dos anos setenta constitui o momento de falência ou esgotamento relativo do modelo de crescimento predominante naqueles países desde o período pós-guerra (Palazuelos eAlbuquerque, 1990). Dentre os fatores básicos que impulsionaram citado modelo de crescimento figuram um regime de acumulação caracterizado por uma política econômica orientada para a expansão constante da demanda agregada e um sistema de produção baseado essencialmente na grande empresa industrial, nas economias de escala internas à empresa. Uma dificuldade encontrada em cidades interioranas, que temsua economia baseada na agricultura de pequena escala, como é o exemplo de Silveirânia-MG. No entanto, seu desenvolvimento é um pouco escasso, mantendo modelos antigos e predominantemente agrícola familiar, com algumas exceções, o que torna mais distante o encontro da economia local almejada. Porém, para o economista Ignacy Sachs, o crescimento não traz, automaticamente, o desenvolvimento,tampouco a felicidade (SACHS, 1996). O autor ainda avança em suas afirmações ao chamar a atenção para o fato de que uma situação mais comum é a do crescimento pela desigualdade, com efeitos sociais perversos: a acumulação de riqueza nas mãos de uma minoria, com a simultânea produção de pobreza maciça e deterioração das condições de vida. Sendo que nos casos extremos, estamos na presença de crescimentocom desenvolvimento (SACHS, 1996).
Normalmente, quando se fala de estratégias de desenvolvimento econômico, com frequência se é levado a pensar em processos vinculados à industrialização, terceirização e urbanização, os quais são assimilados à “modernização”. Deste modo, a estratégia de desenvolvimento, de caráter concentrador e baseada na grande empresa, passa a ser considerada...
tracking img