Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CIENCIAS CONTABEIS











DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
















ARAGUAINA-TO
JUNHO/2012
GEANE – RA
IRES– RA
















DESENVOLVIMENTO ECONOMICO











ARAGUAINA – TO
JUNHO/2012
INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo investigar, sob o ponto de vista teóricoe empírico, os principais condicionantes do crescimento econômico emergentes, mais especificamente o que a literatura tem chamado de BRIC (Brasil, China, Índia e Russia).
O BRIC é considerado um grupo de países em desenvolvimento que possuem em comum, potencial para obtenção de um acelerado crescimento econômico.















1.1 PIB POR HABITANTE
O Produto InternoBruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços ou bens produzido na região escolhida em um período determinado.
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações.
São medidas as produções na indústria,agropecuária, setor de serviços, consumo das famílias, gasto do governo, investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços. Essa medição é feita no Brasil através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento.
Nãoexiste um consenso, ao longo do tempo e entre as várias escolas de pensamento econômico, sobre a definição de desenvolvimento de um país. Mas é comum o estabelecimento do grau de desenvolvimento de um país através da comparação de estatísticas como o PIB per capita que é equivocado, expectativa de vida, grau de alfabetização e etc. A ONU desenvolveu o IDH, um índice composto de vários parâmetros, queestabelece um indicador de desenvolvimento humano para os países onde os dados são disponíveis. Os países em desenvolvimento possuem valores baixos para esses indicadores em relação aos valores obtidos pelos países considerados desenvolvidos.

1.2 ÍNDICE DE GINI
O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdadeda distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem.
N Na prática, o índice de Gini costuma comparar os20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-Pnud, o Brasil aparece com um índice de 0,580, sendo um dos últimos de um ranking composto de 180 países.
O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz, um dos instrumentos analíticos mais usados paracompreender a desigualdade.

1.3 CURVA DE LORENZ
A Curva de Lorenz (ou curva de concentração de Lorenz) consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. Este gráfico consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e nooutro a População, ambos representados por classes percentuais. Nesse diagrama é então representado em linha representativa da porcentagem de rendimento que cabe a cada grupo da população, o que permite fazer uma leitura do tipo: "os x% da população mais pobre detêm y% do total de rendimento". Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior...
tracking img