Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL DA MICRORREGIÃO DE FREDERICO WESTPHALEN 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS............................................................................................................9




INTRODUÇÃO



As indicações geográficas são institutos pertencentes à área de abrangência da propriedade intelectual, maisespecificamente da propriedade industrial. São consideradas como uma forma de proteção a bens imateriais, intangíveis, e atuam como signos distintivos, diferenciando, assim, produtos e serviços por sua origem geográfica.
A demanda atual, tanto no mercado interno como no externo, exige produtos com qualidade, surgindo, desta forma, a necessidade de adoção de novas ferramentas parainovar e valorizar os produtos ou serviços característicos e exclusivos do nosso país. Neste sentido, as indicações geográficas surgem como uma possibilidade de desenvolvimento econômico para o país.
Neste contexto, as indicações geográficas podem auxiliar, pois agregam valor e credibilidade a certos produtos ou serviços, advindos da sua exclusividade, que é conferida pelo local deorigem. Em decorrência disto, tem-se uma maior possibilidade de inserção destes produtos, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, entre outros benefícios.
Conforme o desenvolvimento geográfico e econômico local da microrregião de Frederico Westphalen é de suma importância destacar que a escolha desta pesquisa resulta de uma proposta metodológica possibilitando a compreensãoe a identificação do potencial e dos estrangulamentos do processo de desenvolvimento da economia local.





desenvolvimento econômico local da microrregião de frederico westphalen



Na microrregião de Frederico Westphalen há um relativo consenso sobre os limites e a insustentabilidade do atual modelo de desenvolvimento, principalmente em suas dimensões ambiental,social e cultural.
Para Paiva (2004), identificar o potencial de uma região é identificar aqueles setores que geram o maior benefício por unidade de custo. O autor apresenta três determinantes fundamentais do potencial regional. Primeiro descreve a capacidade de crescimento sustentável da produção e da renda apropriada internamente, em segundo a condição de mobilização de forma superiordos recursos da região, por estarem sendo subutilizados (capacidade ociosidade) ou utilizados de forma subótima (rendimento não maximizado) e por terceiro as vantagens absolutas da região adquiridas através da divisão do trabalho e da especialização relativa ao seu entorno relevante.
A demanda atual, tanto no mercado interno quanto o externo, exige produtos com qualidade, surgindo,desta forma, a necessidade de adoção de novas ferramentas para inovar e valorizar os produtos ou serviços característicos e exclusivos do nosso país. Neste sentido, as indicações geográficas surgem como uma possibilidade de desenvolvimento econômico para o país.
Conforme as indicações geográficas da nossa microrregião têm-se a possibilidade de uma grande contribuição econômica paranosso estado, país. Segundo a normativa, podem ser constituídos por nomes geográficos de país, cidade, região ou localidade específica. Ressalta-se que a proteção dada aos nomes geográficos é estendida também para a representação gráfica ou figurativa, além da representação geográfica de país, cidade, região ou localidade de seu território cujo nome seja uma indicação geográfica. A proteçãooferecida pelo instituto é para produtos de caráter coletivo, produzidos pelo homem que possui determinada qualidade. Tendo esses produtos por meio dessa proteção um grande respaldo em níveis comerciais, aliados a aspectos culturais, nutricionais e territoriais. (SCHINEIDER, 2006).
Trata-se de uma importante maneira de dar valor e credibilidade a um produto ou serviço, dando a estes um...
tracking img