Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento econômico é um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Os mais imediatos referem-se à forma como os frutos do crescimento são distribuídos na sociedade, à redução da pobreza, àelevação dos salários e de outras formas de renda, ao aumento da produtividade do trabalho e à repartição dos ganhos dele decorrentes, ao aperfeiçoamento das condições de trabalho, à melhoria das condições habitacionais, ao maior acesso à saúde e à educação, aos aumentos do acesso e do tempo de lazer, à melhora da dieta alimentar e à melhor qualidade de vida em seu todo envolvendo condições de transporte,segurança e baixos níveis de poluição em suas várias conotações, para citar alguns.
Desta forma, a idéia do desenvolvimento econômico necessariamente se liga a processos dinâmicos que representem rupturas das condições econômicas vigentes. Como os processos de ruptura pressupõem alguma forma de acumulação de capital que a financie, o fenômeno do desenvolvimento está relacionado com as economiascapitalistas. Também pela importância da acumulação de capital nesse processo é que se confunde às vezes na literatura o fenômeno do desenvolvimento com o conceito mais restrito de crescimento econômico, este envolvendo questões puramente quantitativas.

A reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumosdos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.
O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. Por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países latinos americanos, a instância local de poder emergiucomo tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas.
Uma perspectiva teórica possível para a análise do desenvolvimento econômico local é a do institucionalismo politico, que a centra a sua atenção no papel das instituições, dentre as quais destaca-se a administração publica municipal, como agente dodesenvolvimento por meio de politicas, estratégias e alianças. Uma outra perspectiva é a da gestão territorial local, no caso gestão municipal, considerando que há uma impactação em duplo sentido dos territórios e dos modelos de desenvolvimento, pelos atributos ou carências dos territórios e pelas estratégias de desenvolvimento implementadas. A importância de resgatar o significado do papel do município noBrasil como agente do desenvolvimento econômico, apontando quais os seus desafios recentes em fase de transformações ocorridas na economia capitalista e do papel desempenhado pelos Estados nacionais, dentre as quais a descentralização do poder coloca- se como uma característica fundamental.

Definições sobre desenvolvimento econômico.
O desenvolvimento econômico local pode ser definido como oconjunto de estratégias e ações para a construção e reconstrução da base produtiva local e pode provocar impactos no território, o crescimento econômico não deve ser confundido com o desenvolvimento urbano. Pois o desenvolvimento urbano dá- se a partir de projeto físico para uma cidade e de politicas de controle do uso do solo, resultando na ordenação do território e de equipamentos coletivos.
Aideia de local, por sua vez, pode ser entendida como um município, pode ser entendida como um município, parte de um município, um conjunto de municípios, um estado ou mesmo uma região. Na gestão politica há uma hierarquização territorial na qual o município é um dos níveis hierárquicos, que coincide com a escala intranacional relativa à localidade, corresponde ao lugar da vida e da experiência...
tracking img