Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1Reestruturacao Capitalista e a Cride dos Estados Nacionais
2.2 Munícipio de Concórdia e seu Desenvolvimento econômico Local
2.3 Texto Gestão de Desenvolvimento Econômico Local: Algumas Considerações
2.3.1 Opiniões divergentes da autora e de outros autores

2.3.1.1 Opiniões divergentes onde está a verdade

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 81 INTRODUÇÃO
O trabalho Apresenta três momentos cada qual com grande relevância para explicar os acontecimentos que os precedem.
No primeiro momento iremos destacar ressurgimento da Economia Solidária e formas alternativas de economia, relacione-se com o contexto de reestruturação do capitalismo que ganha dramaticidade com as conseqüências das políticas neoliberais, que se mostraramlimitadas quanto à resolução de certas questões sócio-econômicas advindas do esgotamento do modo de regulação fordista/keynesianista que, em sua crise nos anos de 1970, abriu as portas para a reestruturação do processo produtivo em nível tecnológico e organizacional; em nível das relações de trabalho, bem como das políticas do Estado. A partir de então se intensifica, no Brasil e no mundo, umaretomada do que se convencionou denominar de Economia Solidária, Economia Social, Economia Popular, Associativismo Econômico e Economia Civil
No segundo momento destacaremos o desenvolvimento econômico local de nossa cidade Concódia. Plano de governo, modelo de desenvolvimento econômico, ações desenvolvidas em prol do crescimento da cidade, pessoas envolvidas diretamente para que tudo aconteça epropostas de desenvolvimento e crescimento para os próximos 20 anos tornando nossa cidade moderna e prospera.
No terceiro momento tendo como referência o texto Gestão de Desenvolvimento Econômico local; Algumas Considerações proposto pela professora Claudete de Castro Silva Veto, identificar opiniões divergentes de outros autores, relacionados ao texto. E por fim com base na Filosofia, resultar aimportância das opiniões e pontos de vista na busca da verdade dos fatos.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1Reestruturacao Capitalista e a Cride dos Estados Nacionais
A crise atual do sistema capitalista, iniciada nos anos 70, decorre do esgotamento do modelo fordista-keynesiano, da sua incapacidade de dar respostas aos problemas inerentes ao próprio regime de acumulação capitalista e mesmo de impedir oavanço da exclusão social.
A crise do capital, que se manifesta nos anos de 1960, desnuda o esgotamento do modelo fordista de produção e regulação. Este modelo que tinha por base a produção em massa, o consumo de massa, o pleno emprego e o Estado de bem-estar social, foi introduzido por Henry Ford (1863-1947) em 1914, expandindo-se como proposta de gestão estatal na segunda metade do século XX.O fordismo se desenvolveu no bojo da Grande Depressão dos anos de 1930. Desencadeada pela queda da Bolsa de Nova York em 1929, a depressão desorganizou quase por completo a economia norte-americana, com repercussões econômicas, sociais e políticas em quase todos os países do mundo. É nesse contexto que Franklin Roosevelt, ao assumir a presidência dos Estados Unidos, em 1933, adota o New Deal,iniciando a política de intervenção do Estado na economia. Desde então, A intervenção do Estado na economia irá favorecer o desenvolvimento do modelo fordista de produção e regulação. Para Harvey, o fordismo foi introduzido em 1914, quando Henry Ford (1863-1947) instituiu cinco dólares pela jornada de trabalho de oito horas em sua indústria de automóvel, em Michigan, em cuja fábrica haviaimplantado, um ano antes, a produção em linha de montagem.
Ford tinha a convicção de que a produção em massa só seria possível com o estabelecimento da sociedade baseada no consumo de massa. Elevando os salários e reduzindo a jornada de trabalho, Ford procurou transformar seus operários em consumidores dos produtos que produziam. Mas o esforço pessoal do empresário não seria suficiente para atender os...
tracking img