Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

CLAUDIA TANNARA TAMADA.

PRODUÇÃO TEXTUAL INDERDISCIPLINAR INDIVIDUAL.

DESENVOLVIMENTO ECONÔNICO LOCAL.

Votuporanga/SP
2012

CLAUDIA TANNARA TAMADA.

PRODUÇÃO TEXTUAL INDERDISCIPLINAR INDIVIDUAL.

DESENVOLVIMENTO ECONÔNICO LOCAL.

Trabalhoapresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [ Teorias de Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia ].
Professores.: Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Márcia Bastos.
Tutora de Sala: Kleber Ricardo Guerche.
Tutora Eletrônica: Valéria Auxiliadora Galindo Carvalho.

Votuporanga/SP2012

Introdução:

Este presente trabalho tem como objetivo discutir as políticas públicas no âmbito do desenvolvimento local, trazendo a problemática de sua aplicação, e como essas, bem aplicadas, podem elevar a qualidade de vida, principalmente quando se leva em conta todo o potencial de um determinado território.
Este trabalho contém, além desta introdução e dasreferências bibliográficas, a fundamentação teórica desmembrada em dois itens que tratam das políticas públicas e do desenvolvimento local, a metodologia, os resultados obtidos e, por fim, uma breve conclusão sobre o exposto.

Desenvolvimento:

A reestruturação capitalista, ocorreu a partir da década de 70, ocorrendo mudanças no sistema de globalização, flexibilidades e de produções, entre outros.Aparece um novo ambiente no qual às Tecnologias de Informação e da Comunicação passa a ser essencial que se refere à questão do desenvolvimento regional, tendo algumas palavrinhas de suas importâncias como: Tecnologias da Informação e Comunicação, Políticas Públicas, Desenvolvimento. A crise dos Estados Nacionais é a vitória do mercado auto-regulador.
O desenvolvimento econômico local não se trata deum reflexo do processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. De forma que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local como o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.
Desenvolvimento local pode ser compreendido como um novo paradigma no desenvolvimento regional atual. Cada economia regionaldeve ser encarada como o resultado de suas atividades culturais e pelo contexto local, sujeitas às mudanças condicionadas pela história da região, e por outros aspectos sociais e institucionais específicos. Ou seja, esse novo paradigma defende que, diferentemente de desenvolver algum setor especifico da economia, deve concentrar suas ações num desenvolvimento voltado para dentro, aproveitando aspotencialidades internas, construídas ao longo dos anos, incluindo aí o capital social encontrado nas organizações locais, tais como associações, sindicatos e cooperativas. Esse capital social precisa ser constantemente apreendido e aperfeiçoado pela população local, cabendo ao Estado o dever de ajudar através das universidades, por exemplo. Ao mesmo tempo essas organizações precisam enxergar oEstado como um parceiro no seu fortalecimento.
Através de levantamento e pesquisas de dados e do trabalho de campo do município de Riolândia onde resido, apontou em seu processo de ocupação do solo, baseado em grandes propriedades de terras, aliado a projetos políticos pensados de cima para baixo e a práticas coronelistas características das elites rurais locais, além de práticas econômicas como apecuária de corte extensiva, o plantio de cana-de-açúcar, plantio de soja, milho, algodão, que formam elementos importantes e que ajuda a entender a realidade local como um forte dinamismo econômico dessa região.
Dessa forma, este município apresenta uma economia mais sólida e mais dinâmica, o que pode acabar resultando em projetos e serviços públicos de melhor qualidade para a população,...
tracking img