Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento econômico local não é apenas simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma determinada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimentoeconômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.
Trata-se, portanto, de um processo de desenvolvimento econômico quese baseia na autonomia dos agentes locais que, muitas vezes, caminham em oposição ao pensamento dominante. O tema Desenvolvimento Econômico Local ganha relevância nos últimos anos em decorrênciatanto das muitas iniciativas locais focadas no tema quanto por causa da degradação da situação social e do abandono de uma agenda de desenvolvimento em outras órbitas que não a local. O local, nestamedida, torna-se uma espécie de última trincheira para o desenvolvimento, embora com poucos poderes e reduzida capacidade para contrapor-se às macropolíticas.
Por vezes uma ação inteligente, porinsignificante que possa parecer, pode contribuir enormemente para a redução da pobreza local. Uma dessas ações é a concessão de micro-créditos.
Pode definir uma nova estratégia de indução aodesenvolvimento, que prevê a adoção de uma metodologia participativa, pela qual mobilizam-se recursos da Sociedade Civil, em parceria com o poder publico e com o Mercado, para a realização de diagnósticos dasituação de cada localidade, a identificação de potencialidades, a escolha de vocações e a confecção de planos integrados de desenvolvimento. Trata-se de uma tecnologia social inovadora de investimento emcapital humano e em capital social.
A pobreza: são baseadas em termos de suficiência em carência de rendimentos ou riqueza não necessariamente em apenas termos monetários mais sim em caráter socialtipicamente envolvendo as necessidades de vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados com saúde. Pobreza neste sentido pede ser entidade como carência de bens e serviços...
tracking img