Desenvolvimento econômico

Páginas: 10 (2433 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
CAP. 11 – OUTRAS ABORDAGENS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

11.1 – Teoria evolucionária do desenvolvimento econômico

Para a teoria evolucionária, existem falhas tanto no mercado quanto no governo. As instituições necessitam de constantes modificações para se ajustarem ao mercado e diminuir suas falhas. Consequentemente o bem-estar social aumenta.
No conceito de desenvolvimento estáimplícito as ideias de transformação e evolução, principalmente em áreas sociais, culturais, tecnológicas e na estrutura econômica de um país. Já o crescimento tem como forma principal a expansão quantitativa do produto de um país.

11.1.1 – Evolução das espécies

O termo evolucionismo deriva da teoria da evolução que relaciona as modificações graduais das espécies. Esta teoria fora desenvolvida porLamarck e Charles Darwin. Na economia evolucionária, as transformações sociais, técnicas e econômicas das instituições relacionam-se coma melhoria da eficiência, resultando em um maior nível de renda e bem-estar para a população.
Para Lamrck, as espécies sofrem mutações devido ao ambiente em que vivem. A evolução se dá de acordo com as adaptações que o indivíduo necessita para estar em umdeterminado local. Já a obra A origem das espécies (1859) de Darwin, aborda o princípio da seleção natural (onde os mais aptos sobrevivem). Para o autor um dos fatores principais para evolução é a luta pela vida.
O organismo mais bem adaptado ao meio (lamarckismo) teria melhores condições de sobrevivência (darwinismo) e de transmissão hereditárias de suas mutações (mutacionismo).
A teoriaevolucionária do desenvolvimento é uma aplicação da teoria da evolução das espécies de Lamarck e Darwin. A teoria parte do pressuposto de que o meio sociocultural exerce influência direta sobre as variáveis econômicas.

11.1.2 – Etapas do desenvolvimento de Rostow

A teoria de Rostow, criada em 1971, foi dividida em seis etapas:

• Primeira etapa: A sociedade é mais tradicional, a produtividade ébaixa devido aos instrumentos de trabalhos serem mais primitivos;
• Segunda etapa: Surgem as pré-condições para o crescimento auto-sustentado. Adoção do progresso técnico na agricultura e na indústria e a expansão de mercados mundiais. O Estado é induzido a gastar em benefício da população.
• Terceira etapa: Ocorre a “decolagem” do crescimento econômico com o surgimento de novas indústrias,de inovações tecnológicas sendo implementadas na produção, com novas fontes de matérias-primas no país. O nível de emprego no setor de serviços se expande.
• Quarta etapa: “Marcha para a maturidade”; a economia assimila a tecnologia, existe um longo crescimento econômico continuado. A indústria de bens de capital é implantada e a economia aumenta suas exportações.
• Quina etapa: A era doconsumo em massa, os setores de bens duráveis e os serviços que aumentam o bem-estar da população são os setores que apresentam maiores taxas de crescimento;
• Sexta etapa: A população troca o consumo por lazer e outros valores, como a família mais numerosa, mais cultura e religiosidade.

Apesar do sucesso em seu lançamento em 1971, a teoria de Rostow não é muito aceita nos dias de hojepela dificuldade de empregá-la às características diversificadas de cada país. Os países não passam exatamente pelos mesmos estágios no desenvolvimento de suas economias. Um exemplo citado no livro é o da economia norte-americana, que surgiu, desde o início de sua formação, na forma capitalista.

11.1.3 – Teoria evolucionária de Guha

Para os economistas clássicos, o meio sociocultural éuma variável importante para explicar o crescimento econômico. Adam Smith defende que o meio socioeconômico (variável exógena) age sobre o sistema, determinando o comportamento das variágena) age sobre o sistema, determinando o comportamento das variconudiçe aumentar o bem-estar socialveis econômicas. Para Ricardo, mudanças institucionais, que influenciam o nível de vida dos trabalhadores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!