Desenvolvimento econômico

Páginas: 8 (1842 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
Consulte o resumo de alguns textos sobre o Brasil, tratando de tecnologia, questões sociais, infra-estrutura, entre outros.
Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais desta instituição para o Brasil.
Tecnologia x Infraestrutura
De um lado a boa notícia no fechamento da década – nos últimos dez anos o agronegócio brasileiro, combinação de nossa produção agrícola epecuária, triplicou sua produção embora aumentando insignificantes 1,1% na área agricultável do país. Razão para o milagre – avanço espantoso da tecnologia e melhor aproveitamento das safras de inverno, período em que as grandes safras de grãos do verão liberam as terras para plantios de rotação (ex: milho “safrinha”, trigo, aveia, feijão).
Além disto, do lado da pecuária, também as grandesmelhorias em rendimento graças a avanços em índices de conversão (kgs de ração x kgs de carne) além de constante melhoria genética e de trato. Um dos grandes santos a operar o milagre leva o nome de Embrapa, que fique registrado.
Nosso grande inimigo para maior avanço está infiltrado entre nós mesmos, conhecido pelo codinome de infraestrutura: estradas, portos, rodovias, armazenagem. Quem acompanha todosos dias as notícias sobre o tal “caos aéreo” e a deficiência de nossos aeroportos, feche os olhos e transponha isto para nosso campo – saibam, é bem pior.
Apenas 10% da rede rodoviária do país é asfaltada embora mais de 60% da produção agrícola e 80% da pecuária seja transportada em caminhões. O sistema ferroviário tem um sétimo do existente nos EUA, com interligação deficiente. O potencialhidrográfico não é explorado, apesar da rede fluvial brasileira ser 20% maior que a norte-americana. Nosso sistema portuário é caro e ineficiente e as filas para descarga podem chegar a 50 km nos portos no auge da colheita, com caminhões esperando até 20 dias.

Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

Hoje, o SUS possui aproximadamente 0,9 mamógrafos por 100 milhabitantes, enquanto a rede privada tem 4,5. No que diz respeito a aparelhos de ultrassonografia, a relação é ainda mais aberrante, o SUS possui 3,9 aparelhos para cada 100 mil habitantes e a rede privada, 20,1. “Quem pode pagar por convênios, faz os exames preliminares na rede privada e, muitas vezes, acaba fazendo a parte mais cara do tratamento pelo SUS. Enquanto isso, o sujeito de menor renda nãoconsegue nem marcar o exame”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.
A taxa de utilização do sistema de saúde pela população que tem planos privados é, em média, duas vezes maior do que a mesma taxa para aqueles que dependem do SUS. “Isso demonstra que a questão do acesso faz a diferença. A população que tem planos de saúde não é mais doente, ela apenas tem mais meios de chegaraté os especialistas”, afirma a professora doutora da FIOCRUZ Silvia Marta Porto.
Silvia aponta dados que mostram desigualdades dentro do próprio SUS. Segundo ela, os 10% mais ricos são os que mais usam o SUS para procedimentos cirúrgicos complexos, geralmente não cobertos pelos planos de saúde. “Os 10% mais ricos usam três vezes mais o SUS do que os 10% mais pobres no caso de procedimentoscomplexos. Isso acontece porque os mais pobres não conseguem nem chegar a este patamar do tratamento da doença, eles são barrados já nos primeiros cuidados”, afirmou ela.
Para Gilson Carvalho, o que é feito com o montante destinado ao SUS é “milagroso”. Segundo ele, os gastos públicos no setor chegam a R$ 127 bilhões por ano. Nos países desenvolvidos, esse montante é de, em média, R$ 679 bilhões. “Ea maior distorção é que aqui, grande parte desse dinheiro é gasto com procedimentos complexos, quando mais dinheiro deveria ser investido na prevenção e nos primeiros cuidados”.

O Brasil e os seus vizinhos da América do Sul

Se no início do século passado a Argentina era considerada o país mais importante da América do Sul, atualmente é o Brasil que se destaca. Um dos sinais da força da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!