Desenvolvimento econômico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 RESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA 4

3 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO: ANALISE SWOT 5
3.1 AMBIENTE INTERNO 5
3.2 AMBIENTE EXTERNO 6

4 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: PONTOS DE VISTA ARGUMENTATIVOSDIFERENTES 9
4.1 OPINIÕES CONTRAPOSTAS 9

5 FILOSOFIA: VERDADES E PONTOS DE VISTA 11

6 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo aplicar o conjunto de ferramentas estudadas em cada disciplina, através de análise do caso proposto, além de desenvolver as percepções e compreender as diferentes interpretações sobre um mesmo assunto. Asconsiderações que serão apresentadas foram elaboradas com base nas informações fornecidas no artigo disponibilizado sobre “Gestão do desenvolvimento local” e em pesquisa realizada no município.
O administrador deve estabelecer suas decisões com o objetivo de melhorar os resultados da empresa, mas também para contribuir com o desenvolvimento econômico local, planejando ações necessáriaspara obter melhorias em seu município e região. Empresas que são ou seriam concorrentes podem fazer alianças estratégicas, para ganhar vantagens, assegurar sua sobrevivência e obter o desenvolvimento econômico.





restruturação capitalista

No período pós-guerra os modelos de desenvolvimento e planejamento econômico eram realizados de cima para baixo, conduzidos pelosestados nacionais; atualmente após sofrer várias transformações a tomada de decisão passou a ser dos gestores públicos, sendo assim os municípios passaram a assumir funções que antes eram de responsabilidade de poderes superiores. No Brasil, as políticas de desenvolvimento local são definidas da seguinte maneira: economia solidária dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, dodesenvolvimento local integrado e sustentável.
Segundo pesquisas, o município de Toledo possui o maior pólo agroindustrial do oeste do Paraná, esse crescimento é oriundo da instalação do parque agroindustrial da BRF- Brasil Foods (antiga Sadia), em meados de 1970 e 1980, que se consolidou como a maior empresa da região, contribuindo para que o município obtivesse destaque no cenárioeconômico e principalmente no agronegócio do Paraná. A instalação do parque agroindustrial gerou a criação de indústrias comunitárias ajudando o município a se fortalecer nas seguintes atividades: Indústria química, produção farmacêutica, indústria têxtil, indústria de produtos alimentícios, construção civil, comércio varejista, serviços de alojamento, manutenção, agricultura e silvicultura, criação deanimais, extração vegetal e pesca.
A ação de implantação da BRF- Brasil Foods gerou novas técnicas e transformação social na região; dentro do sistema capitalista esse processo relaciona-se com as atividades produtivas que por sua vez relaciona-se com outras indústrias e com o meio social, originando elementos para a acumulação de capital que é o responsável pelo crescimento edesenvolvimento econômico local.



planejamento estrategico: analise swot

Ao elaborar um planejamento estratégico, é fundamental a realização da análise situacional porque esta forma uma espécie de retrato sob dois enfoques: ambientes interno e externo. O primeiro é relativo às capacidades competitivas (forças e fraquezas); o segundo situa no mercado identificando oportunidades eameaças. A construção de cenários é importante como apoio para a tomada de decisão, pois além de avaliar possibilidades, ela rastreia ameaças e oportunidades. Não tem como meta principal prever o futuro, mas descobrir imagens de futuros possíveis, prováveis e preferíveis que possibilitem tomar decisões fundamentadas.

1 AMBIENTE INTERNO

Os pontos fortes são variáveis internas, podem ser...
tracking img