Desenvolvimento ecnomico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO___________________________________________________3
2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE LONDRINA__________________________ 4
2 PARTES ENVOLVIDA NO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO____________4
2CONTINUAÇÃO__________________________________________________5
2 OPINIÕES DIVERGENTES__________________________________________6
4 CONCLUSÃO____________________________________________________7

REFERÊNCIAS____________________________________________________8

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um texto sobre o desenvolvimento econômico da cidade de Londrina PR, suas características a respeito desua atividade econômica mais importante, a colocação em que se encontra no ranking das maiores cidades do estado e do país, entre outros. O texto também apresenta dados sobre a população londrinense, e sobre pessoas e instituições que ajudaram e ajudam nesse desenvolvimento local. Fala também sobre opiniões que se divergem e como encontrar a verdade ou uma conclusão.DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE LONDRINA


Os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram conduzidos pelos estados nacionais. O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações que passam a tomada de decisão para gestores públicos. Os estudos locais ganharaminteresse, o município passou a assumir funções que antes eram funções de poder superior. Por isso cada vez mais os municípios e cidades constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento, na maioria das vezes com profundas consequências econômicas, sociais e espaciais.
As principais políticas envolvidas no desenvolvimento econômico local de Londrina são: financiamento ecomercialização, tecnologia, desenvolvimento institucional, informação, comercialização, educação e capacitação, trabalho, emprego e renda e sustentabilidade ambiental.
Londrina tinha em 2011 segundo o IBGE a População de 511.278. É uma das cidades mais importantes da região sul e 2º cidade mais populosa do Paraná. O PIB de londrina em 2007 segundo IBGE foi de 7.992.507.000,00 o que coloca Londrina em 44ºlugar no ranking das 100 maiores cidade brasileiras e em quarto lugar na comparação com as demais cidades paranaenses.
O PIB do município demonstra a força do setor econômico de Londrina, que conta com grandes hospitais e Shopping Centers, além de um comércio tradicional e diversificado que é referencia para varias cidades da região.
Para frisar o crescimento do setor industrial e comercial Londrinaesta se equipando para dar suporte as novas empresas, como implantação do terminal de cargas alfandegárias (porto seco), aeroporto internacional, novos condomínios, parque tecnológico e diversos outros incentivos. Segundo a secretaria de planejamento Londrina é constituída de 3.107 indústrias de diversos setores.
Em relação a educação, segundo o IBGE Londrina possuía em 2008 288 pré-escolas, 211escolas de nível fundamental e 67 escolas de nível médio. Quanto ao nível superior o IBGE cita o INEP censo educacional 2007 onde informa o total de 10 unidades desse tipo. Já as suas principais atividades econômicas são: comércio, indústria, finanças e serviços.
Atualmente o prefeito de Londrina é Homero Barbosa Neto nascido em Santa Rita do Passa Quatro, no dia 19 de setembro de 1966 é umjornalista e político brasileiro. Ele vem de origem humilde, começou a vida como engraxate, servente de pedreiro, garçom, chapeiro em lanchonetes, recolhia sucata e vendia coxinha na rua. Ao completar 18 anos, vindo do interior de São Paulo, chegou a Londrina com o sonho de ser jornalista. Barbosa Neto estudava de manhã e era escriturário no antigo Banco Bandeirantes, no período da tarde. Já à...
tracking img