Desenvolvimento do monetarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DO MONETARISMO

O monetarismo pode ser considerado como uma reinterpretação da Teoria Quantitativa da Moeda, na qual a oferta de moeda era o fator determinante do nível de preços. Embora os monetaristas não acreditem na neutralidade da moeda no curto prazo, afirmam que ela não tem efeito sobre a renda real no longo prazo.
Essa corrente do pensamento econômico se opunha àposição dos primeiros keynesianos de que a política monetária tinha pouca importância na determinação do nível de renda, se comparada à política fiscal. Para os monetaristas a oferta de moeda era de extrema importância para a estabilidade da economia.
Algumas proposições básicas dos monetaristas são:
1- A oferta de moeda é a influência dominante sobre a renda nominal;
2- No longo prazo, ainfluência da moeda dá-se unicamente nas variáveis nominais;
3- No curto prazo, a moeda influencia variáveis reais;
4- O setor privado é estável e a causa de instabilidade são as políticas econômicas governamentais
Friedman desenvolveu a taxa de natural de emprego e produto, onde, existe certo nível de equilíbrio do produto e a taxa de emprego. Estas taxas são determinadas por fatores reais daeconomia que ele assegura onde mudanças na Demanda Agregada ocasionada por variações na oferta de moeda deslocaria as respectivas taxas. Porém, vale salientar que em um período amplo este deslocamento das taxas voltaria ao equilíbrio. Ele acredita que a taxa natural deve estar em equilíbrio com o salário real de tal forma que a demanda por mão-de-obra seja igual a sua oferta. O autor averigua que nívelde produto poder ser encontrado através da subtração dos trabalhadores empregados com a força trabalho total.
Os monetaristas afirmam que uma elevação na demanda agregada eleva a produção e como consequência baixa o nível de desemprego, porém esta elevação no produto faz subir o nível de preço, ou seja, sobe a inflação. Então deste pensamento surge à curva de Phillips que é uma relação inversaentre taxa de desemprego e inflação. Ele avalia que um aumento no nível de preços no curto prazo aumenta o salário nominal devido ao crescimento do produto real. Este pensamento é trade-off de Friedman.
A política monetária de curto prazo supõe que a variação na demanda agregada e do salário nominal ocorrerá através de um aumento da oferta de moeda na economia (altas taxas de crescimento daDemanda Agregada também causa um aumento nos preços), com o respectivo aumento a taxa de desemprego natural ficará baixa, pois a oferta de mão-de-obra irá subir com os salários nominais maiores. Os demandantes irão querer mais força trabalho por que o salário real está menor, portanto, os trabalhadores vendo os preços subirem estes pressionará por salários reais maiores e voltasse para a taxa dedesemprego natural, isso ocorre no longo prazo, todavia, o formulador de política econômica manter a expansão de moeda para conter o desemprego, ele formará uma bolha inflacionaria e desta forma para os monetaristas a economia sofreria com elevadas taxas de inflação e desemprego elevados, então a expansão de moeda só resolveria no curto prazo no longo só os agentes reais mudam os níveis naturais daeconomia no longo prazo. Para os monetaristas a política intervencionista para diminuir o desemprego só auferiu ganhos de curto prazo, porém, no longo prazo houve somente elevação da taxa de inflação com desemprego elevado, desta forma pode concluir que para os monetaristas o governo

A TEORIA QUANTITATIVA DA MOEDA

A Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) apareceu pela primeira vez naformulação de Simon Newcomb, em 1885, sendo popularizada na versão de Irwing Fisher, em 1911. Formulada em termos de rtransações, essa teoria afiema haver uma relação constante entre o estoque de moeda e o valor do total de transações da economia, assim:
MV = PT
Onde:
M = estoque monetário
V = velocidade de circulação da moeda
P = nível geral de preços
T = total de transações de bens e serviços...
tracking img