Desenvolvimento do julgamento moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Elaine Pereira Pinto
Islander Felipe de Oliveira
Luana Martino buttros
Maria Selma da Silva Barros
walter ferreira da silva JUNIOR

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DESENVOLVIMENTO DO JULGAMENTO MORAL

Belo Horizonte
2010
Elaine Pereira Pinto
Islander Felipe de Oliveira
Luana Martino buttros
Maria Selma da Silva Barros
WALTER FERREIRADA SILVA JUNIOR

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DESENVOLVIMENTO DO JULGAMENTO MORAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação

Orientador: Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves

Belo Horizonte
2010
INTRODUÇÃO

Para iniciarmos um trabalho sobre desenvolvimento moral, faz-se necessário entendermos o que émoral. Conforme explicado na obra Vocabulário Jurídico de Plácido e Silva, moral é “ Derivado do latim ‘moralis’ (relativo aos costumes), na forma substantiva designa a parte da filosofia que estuda os costumes, para assinalar o que é honesto e virtuoso, segundo os ditames da consciência e os princípios da humanidade”. (Plácido e Silva, 2004, p. 930). Em outras palavras, a moral nos leva a umentendimento sobre valores de uma sociedade, o que é do bem ou não, valores esses, que influenciam nossa forma de agir e pensar.
O objetivo em nosso trabalho é entender como se dá essa formação moral no indivíduo. Será que já nascemos com ela? Qualquer pessoa em qualquer idade tem o mesmo julgamento moral?
Embasaremos nosso estudo orientado pelo pensamento do biólogo e psicólogo suiço Jean Piaget.Piaget observou várias crianças, inclusive seus próprios filhos, em várias idades diferentes e percebeu que o pensamento delas era diferenciado dos adultos e também eram diferentes entre si conforme a variação de idade, o que o levou a concluir que certas habilidades de pensamento iam se desenvolvendo por etapas.
Segundo Piaget, até os cinco anos de idade não há ainda uma noção de moral, ascrianças não tem conhecimento do que é certo ou errado, são orientadas por hábitos, o psicólogo chama essa fase de Anomia. A partir dos 5 até os 9 anos de idade a criança entra na fase denominada por Piaget de Heteronomia, na qual a criança entende que o certo é o cumprimento da regra, não existe nenhuma outra maneira de se entender ou interpretar uma situação, regras são regras. A partir dos 10anos de idade a criança entra na fase da Autonomia, onde as regras passam a ser discutidas e analisadas caso a caso, podendo haver acordos mútuos e a intenção da realização do ato passa a ser considerada.
Veremos a seguir o trabalho desenvolvido para comprovar a teoria de Jean Piaget.
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

O trabalho foi realizado com crianças de 5 e 10 anos de idade, duas de cadaidade. Preparamos uma ambiente confortável e descontraído para realizar uma roda de historinhas, esse momento ocorreu durante uma semana, pois fizemos o trabalho de forma individual. Em cada momento estavam presentes dois componentes do grupo, e cada um contava uma história para posteriormente ser discutida. Abaixo as histórias apresentadas:

a- Julgamento Moral sobre Danos MateriaisI- Claúdio estava no aniversário de Duda. Estava se divertindo e pulando muito. Quando chamaram para cantar parabéns ele saiu correndo e sem querer trombou no garçom. A bandeja caiu e quebrou tudo, os copos e as garrafas de refrigerante.
II- Fabiano também estava no aniversário da Duda. Ma ele não queria brincar e se divertir como as outras crianças, estava apenas fazendo bagunça. E depropósito pegou um copo de refrigerante, jogou no chão e quebrou.

b- Julgamento moral sobre Mentira

I- João gostava muito de desenhos animados, e naquele dia ia passar um episódio novo que ele nunca tinha visto. Ele não queria ir à escola pois queria ficar em casa assistindo ao desenho, então disse à mãe que a professora estava doente e não ia ter aula.
II- Bia foi passar as férias na...
tracking img