Desenvolvimento do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento:
do Idoso que sai de casa?

O processo de envelhecimento populacional constitui uma grande preocupação na sociedade contemporânea, pois nem sempre esse processo vem acompanhadode qualidade de vida. Todavia, muito tem se estudado sobre a importância da atividade física regular no processo de busca pela qualidade de vida na terceira idade. Entre os benefícios da atividadefísica, podemos destacar: melhor resistência orgânica geral, aumento da circulação sanguínea, aumento da flexibilidade, manutenção e aumento da densidade óssea, aumento da força muscular, auxilio nocontrole de diabetes, da hipertensão, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diminuição da depressão, controle do estresse, entre outros, desta forma contribuindo para promoção da saúde e manutenção dacapacidade funcional dos idosos, pois melhora a velocidade ao andar, melhora o equilíbrio. Porém, nem sempre o exercício físico sistematizado é encarado como atividade prazerosa, o que afasta muitosindivíduos de sua prática.
Como alternativa, a dança pode ser considerada uma importante prática de atividade física, pelos seus benefícios não somente fisiológicos e motores, mas também porproporcionar melhora na autoestima, nos relacionamentos sociais, nos aspectos psicológicos, afetivos, na manutenção da autonomia e confiança do idoso.
O fato de idosos descreverem as melhoras que sentem apósiniciar um programa de atividade física nem sempre poderem ser medidas através de exames laboratoriais ou físicos, nos traz a subjetividade como um dado importante que deve ser considerado e medido.Gráfico de idosos que gostam de dançar:


Escala Satisfação Global com a Vida


O gráfico que mostra o idoso que participar de atividades físicas:



Idosos que ficam em casa sãofelizes desde que sua família dar amor,carinho e principalmente respeitem seus limites.Eles também fazem algum exercício como cultivar uma horta,aguar suas plantas,mas existe idosos sedentários que...
tracking img