Desenvolvimento do direito processual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DO DIREITO PROCESSUAL

O Direito processual e relativamente recente tendo um pouco mais de 100 anos, embora o q ele tem de recente o processo como método de resolução das lides de antigo.
O processo já era praticado em Roma onde teve alcançado o seu mais alto grau de evolução, ele já era praticado em Roma e segundo Ritos faziam plenamente a ideia de justiça da época, quandoocorreu a queda do império romano do ocidente q foi invadida pelos bárbaros que eram possuidores de uma cultura primitiva, provocou um verdadeiro choque entre dois métodos completamente diferente de se fazer justiça de um lado.
• Processo Romano altamente aprimorado
• Processo Germânico rudimentar e de fundo místico religioso
Com a criação da universidade da Bolonha no século XI da era cristasurgiu também à escola dos glosadores e posteriormente a escola do pôs – glosadores que muito se preocupavam com o estudo do Direito Romano, tentando adapta-los as necessidades de seu tempo fazendo surgir o estudo do Processo Medieval, de fundo Romano canônico impregnado de elementos Germânicos.
Chio vendas procedeu a uma analise comparativa entre três tempos do processo Romano Germânico e comummedieval, que reproduzo resumidamente ressalta de cada um.
1 - Escopo do processo
2 – A Função do juiz
3 – Os atos do Juiz
4 – A Função da prova
5 – A Coisa Julgada
6 – A Forma do Processo

1 – Escopo do Processo.
E a atuação da lei relativamente a um determinado bem de vida, a vontade da lei e entendido como um preceito comum. E uma entidade superior que impera sobre um pretor comum , opretor esta entre o povo e a lei . O processo era direcionado a decidir do que dirimir as contendas, fazendo depender a solução delas, não do convencimento do Juiz, mas do resultado de certa experiência (Juízo de Deus). O fim do processo e então, obter a conciliação dos litigantes, inclusive mediante a reparação de danos.

2 - A Função do Juiz
No processo Romano, exerce uma função publica quee a Jurisdiciona, poder este decorrente da soberania estatal e indelegável cabendo ao pretor tomar conhecimentos dos fatos e submete-lo ao crivo da lei.

3 – Atos do Juiz
A Sentença o ato que, acolhendo ou rejeitando a demanda, põe fim a contestabilidade de um bem da vida. Ou em outro termo, um provimento do Juiz que resolve sobre o pedido, acolhendo – o ou rejeitando-o, definindo a lide, coma atuação da vontade da lei. E uma decisão definitiva, pois toda a medida tomada no decorrer do processo é Interlocutora que declara inadmissível a apelação, e dispõe-se de provas.

4 – Quanto a Função da Prova
Proporciona ao Juiz o conhecimento dos fatos alegados, formando a sua livre convicção o qual profere a decisão pela livre observação e estimativa dos fatos.

5 – Quanto A CoisaJulgada
E a exigência de certeza e segurança no gozo dos bens da vida no processo Germânico isso não existia e no medieval e a presunção da verdade no qual aquilo q o Juiz diz.

6- Quanto a Forma do processo
Na era Romana era oral assim permitia o Juiz formar sua convicção com base na observação pessoal direta.
Na germânica também era oral explicada, contudo, a oralidade não por causas intima,como devido à razão de ignorante e de seres analfabetos. No processo medieva era escrito.

EVOLUÇÃO DA DOUTRINA PROCESSUAL.
Ela pode ser delineada em cinco partes.
- Primitivismo.
- Judicialismo
- Praxismo.
- Procedimentalismo
- Processualismo cientifico

1 Primtivismo.
Refere-se ao período primitivo que se perde nas dobras do tempo no século XI da era cristã. Onde as autenticasexposição processuais, mas obras de diferente data nacionalidade e natureza, onde se encontram dados e ideias acerca da justiça e do seu funcionamento.

2 Judicialismo
Iudicium (juízo) um termo tão enraizado na linguagem p destaca, com seus sujeitos e processual de tão que seu conceito se destaca, com seus sujeitos e suas fases, nos trabalhos de época.

3- Praxismo.
Praxismo se vem de (PRAXIS)...
tracking img