Desenvolvimento do brasil – relembrando um velho tema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento do Brasil – Relembrando um velho tema
Maria da Conceição Tavares e
Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo
Introdução
É observada nas grandes discussões acerca das transformações ocorridas nas relações internacionais das últimas décadas, uma simplificação em torno do termo globalização. Veremos aqui, uma discussão mais apurada sobre essas transformações estruturais na economiainternacional e, em seguida, um diagnóstico da situação brasileira com uma análise de um projeto de desenvolvimento alternativo, reconhecendo primeiramente o esgotamento do velho “modelo de substituição de importações”.
1. Mudanças nas Condições Internacionais
O impulso maior na chamada globalização ocorreu no imediato pós-guerra, com a hegemonia americana pautada nas regras de Bretton Woodspermitindo, por exemplo, a industrialização de vários países periféricos, o desenvolvimento de economias nacionais autônomas e a reconstrução de sistemas industriais da Europa e Japão.
Foram três movimentos independentes que provocaram essas mudanças nas condições internacionais no fim do século XX. São eles:
a) A liberalização financeira e cambial: contribuíram para a derrocada de Bretton Woods.Entre o fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, temos mudanças nas formas de concorrência bancária e uma onda de inovações financeiras causadas pelo surgimento de um espaço “desregulamentado” de criação de empréstimos. A captura de devedores do terceiro mundo se intensifica com o choque do petróleo e o regime de taxas flutuantes. Em um período de liberalização de capitais e instabilidade das taxasde câmbio e juros, os países centrais continuam com as políticas anticíclicas que combinadas com a assincronia cíclica das economias centrais levaram a maior instabilidade de câmbio e juros. As dívidas públicas de países europeus e dos Estados Unidos cresceram rapidamente na década de 1980, devido às elevadas taxas de juros. Logo, os Estados Unidos de maiores credores, passaram a maioresdevedores do mundo. Porém, com grande agilidade converteram a política monetária numa máquina de sucção de liquidez e de capitais para sustentar o crescimento de sua economia.
b) Mudanças da estratégia de concorrência: concentração e centralização do capital: devido às transferências financeiras que teve implicações sobre a natureza e a direção do IDE (Investimento Direto Estrangeiro) e do progressotécnico, e elevou a uma concentração do poder capitalista surpreendente no fim do século XX. A aceleração da concentração de capital ocorreu com maior intensidade na segunda metade dos anos 1990, com a grande expansão do investimento de portfólio e de megacorporações. Os EUA conseguiram liderar as transformações mundiais em curso e ocupar uma posição de destaque no crescimento econômico entre ospaíses da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
c) Mudanças nas regras internacionais: como consequência dos novos padrões de concorrência e do IDE. As economias nacionais foram obrigadas, após a Rodada do Uruguai e criação da OMC, a proceder a uma nova regulação comercial do investimento, dos serviços e da propriedade intelectual. Os objetivos formais e apresentados comobenefícios à liberdade de comércio e à difusão do progresso técnico por meio do IDE, na verdade não passou de um aumento de centralização do capital, da concentração de riqueza e do progresso técnico.
Logo, percebemos que nas discussões sobre globalização, na maioria das vezes, esses “detalhes” são ignorados. Percebemos então, que a chamada globalização foi, e é, na verdade, uma situação em quepoucos são os beneficiários, muitos os perdedores e um só que manda (no caso, os EUA).
2. Brasil: abertura financeira, estabilização e desajuste estrutural.
Com a crise da dívida externa, no inicio dos anos 1980, o Brasil sofre um impacto negativo que leva a anos de tentativas de ajustamentos que acabam por resultar na instabilidade das taxas de crescimento, assim como na superaceleração...
tracking img