Desenvolvimento de uma aplicação de business intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

São Paulo
2010
Índice

1. OBJETIVO III
2. INTRODUÇÃO IV
3. CONCEITO VI
4. Tecnicas de BI e Soluções Utilizadas IX
4.1. Data Mining IX
4.2. Data WareHouse X
4.2.1. Características de um DW X
4.2.2. Orientado por temas XI
4.2.3. Integrado XI
4.2.4. Variante no tempo XII
4.3. Data Mart XII
4.4.OLAP XII
4.5. EIS (Sistema de Informação Executivo) XIII
4.6. CRM (Gerenciamento de Relações com o Cliente) XIV
4.7. ERP (Enterprise Resource Planning) XIV
4.8. Aplicação XV
4.8.1. Marketing XV
4.8.2. Vendas XV
4.8.3. Finanças XVI
4.8.4. Produção XVI
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS XVII

1. OBJETIVO

Apresentar como surgiu o Business Intelligence, quaisconceitos, técnicas e ferramentas empregadas em sua utilização, mostrar como a metodologia pode ser aplicada em algumas áreas, quais foram os fatos que levaram organizações a adotarem o conceito de BI e porque é tão importante para o mundo dos negócios até hoje.

2. INTRODUÇÃO

As organizações têm usado os dados de suas bases operacionais para atender as suas necessidades de informaçõesdesde tempos passados. Nesta situação, além da dificuldade de encontrá-los, diversas vezes, dados inconsistentes são utilizados como base para tomada de decisões importantes (JOÃO LUCIO, 2009).
O gerenciamento de grandes volumes de dados era de grande dificuldade para as empresas. Grandes bases de dados são criadas pelo acúmulo de informações resultantes de operações transacionais, poucoaproveitadas pelos responsáveis pelas tomadas de decisões, devido à complexidade de extração das mesmas. Agrupar essas informações, interpretá-las e tirar conclusões, não é uma tarefa fácil. É preciso extrair de cada base de dados, as informações que realmente interessam e padronizá-las para que possam ser analisadas (JOÃO LUCIO, 2009).
A inteligência de negócio tem evoluído com o objetivoprincipal de disponibilizar a todos os interessados a informação certa, no momento certo para melhor capacitá-los na tomada de decisão em todas as funções de negócio da organização, inclusive as estratégicas, como aumento de lucro e receita, retenção de custos, inovação, mitigação de ricos, entre outras, oferecendo assim otimizações, planejamentos e previsões mais assertivos. (COMPUTERWORD, 2009).Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas são forçadas a estar cada vez mais à frente do mercado, para não perder clientes para os seus concorrentes (JANDER RODRIGUES, 2002).
Os diferenciais competitivos são cada vez mais importantes para que as organizações possam protagonizar seus espaços de mercado. O Business Intelligence é um conceito que entra no auxilio de diferenciaiscompetitivos para a empresa, ajudando gerentes a tomarem decisões em espaços de tempo mais curtos (DOUGLAS TOZI, 2008).
Claro que a idéia de usar a informação para ganhar vantagem competitiva não é novidade entre os lideres de negócio. O que é novo, no entanto, é o foco em automatizar os processos de decisão com o uso de soluções de tecnologia (JOÃO LUCIO, 2009).
Através do BusinessIntelligence, organizações podem acessar informação sintetizada de forma fácil para a tomada de decisão. Nesse processo, o ato de transformar dados em informações úteis e significativas, terá como destino a distribuição destas informações para aqueles que realmente precisarão delas e que poderão tomar decisões corretas e na hora certa (DOUGLAS TOZI, 2008).
Os produtos de BI existem desde adécada de 70 e tinham como característica o uso intenso e a exaustiva programação, com altos custos de implantação. Com o surgimento dos bancos de dados relacionais, dos computadores pessoais e das interfaces gráficas como Windows, OS2, etc, aliados ao aumento da complexidade dos negócios, começaram a surgir os primeiros produtos realmente direcionados aos analistas de negócios. (ANDRÉ VINICIUS...
tracking img