Desenvolvimento de um produto em marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

O dinamismo do ambiente competitivo, das exigências dos consumidores, e mesmo das normas e regulamentações, impõe às empresas pressões para melhoria constante da qualidade dos produtos existentes. Assim, a capacidade para conseguir manter os produtos atualizados, frente às exigências do ambiente econômico e tecnológico, tem-se tornado uma importante fonte de vantagemcompetitiva. O desempenho nessa área depende da capacidade das empresas para gerir o processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento dos produtos e interagir com o mercado e com as fontes de inovação tecnológica. Este trabalho apresenta a história do produto ao longo dos anos, o que leva as empresas a mudar seu produto, seu nível e ciclo de vida, e a opinião de Theodore Levitt.

História –Produto


No século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, os fabricantes tinham como preocupação assegurar insumos (matéria-prima, mão-de- obra e capital) para a produção de alguns poucos produtos e serviços. E em razão do baixo poder aquisitivo das populações, mesmo nos países mais desenvolvidos, as firmas limitavam-se a produzir produtos padronizados, muitos com qualidades apenasrazoável. As opções de escolhas eram poucas, não existindo uma competição pela preferencia do consumidor, já que ele tinha a maior parte da sua renda destinada a suas necessidades básicas. Porém esse orientação para a produção vai persistir nas empresas até o final da década de 1920.
A partir da década de 30, a capacidade de produção começou a aumentar, havendo em determinados setores em queela superou a demanda. Muitos fabricantes passaram a enfrentar a concorrência de seus competidores e foram obrigados a desenvolver técnicas mais agressivas de vendas e promoções nos produtos, colocando em práticas a distribuição mais abrangente dos produtos com o propósito de atrair compradores para seus produtos ou serviços. O enfoque inicial na produção passou então a orientação para as vendas. Olucro era realizado prioritariamente por meio de maiores volumes de vendas, obtendo apenas resultados a curto e a médio prazo.
E na década de 1950, o conceito moderno de marketing, começa a tomar forma com uma orientação para o mercado, nascida da percepção de que é necessário conhecer mais profundamente o consumidor, pela possibilidade de não se encontrar mercado para produtos e serviçosproduzidos, sem levar em conta os seus gostos, desejos e necessidades.

Theodore Levitt, professor de marketing de Harvard identificou nas novas tecnologias de comunicação e de transporte os elementos fundamentais que criaram condições para o surgimento de mercados globais, para produtos mundialmente padronizados.

“ Uma força poderosa atualmente impele o mundo a um único pontoconvergente, e essa força é a tecnologia. Ela proletarizou comunicações, transportes e viagens, tornando-os baratos e acessíveis, nos lugares mais isolados do mundo e às multidões mais empobrecidas. Subitamente nenhum lugar, ninguém se acha isolado das fascinantes atrações da modernidade. Quase todas as pessoas em todos os lugares querem todas as coisas que ouviram, viram, ou experimentaram. Atravésdos novos veículos tecnológicos que impelem suas vontades e desejos. E isso as impele cada vez mais para um ponto comum global, dessa forma homogeneizando os mercados em todos os lugares.
O resultado é uma nova realidade comercial – o surgimento explosivo de mercados globais para produtos globalmente padronizados, mercados gigantescos em escala mundial, de magnitude jamais imaginada (Levitt1985.p.34)”

Níveis de Produto

Com a concorrência do mercado, produtos cada vez mais próximos de uma igualdade, tanto física quanto tecnológica, deixa nas mãos do profissional de Marketing a busca pela diferenciação, por dar atributos, satisfazer os desejos e necessidades do consumidor com muito mais criatividade e funcionalidade, aproximando a realidade com o sonho do consumidor....
tracking img