Desenvolvimento de produtos sustentáveis - o papel da gestão de pessoas - resenha

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
Resenha do artigo “Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: O Papel da Gestão de Pessoas”
O artigo foi publicado na Revista de Administração Pública no primeiro semestre do ano de 2007. Os autores fazem uma discussão, através de revisão bibliográfica, de como a gestão de pessoas e a gestão ambiental na empresa se inter-relacionam durante o desenvolvimento de produtos sustentáveis, identificandovários graus de integração nestas áreas e a forma como esta integração reflete na questão principal do artigo, o desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Inicialmente há uma brevíssima introdução referente à questão ambiental em nível global, desde a década de 1960, quando foi realizado o Clube de Roma e produzido o relatório Limites do Crescimento, sendo este o primeiro relatório onde aparecea questão ambiental, por parte da Organização das Nações Unidas (ONU), até mais recentemente em 2002 com a ratificação do Protocolo de Kyoto.
Mesmo com a crescente preocupação ambiental, por parte da sociedade, refletida nos padrões de consumo, consciência coletiva, e, consequentemente, na produção, esta preocupação, na indústria, ainda não foi plenamente absorvida pela gestão de pessoas, um dosprincipais pontos das organizações, onde deveria ser ponto de partida para quaisquer mudanças.
A partir desta lacuna entre gestão de pessoas e desenvolvimento de produtos sustentáveis é que surge a gestão ambiental, sendo definida a gestão ambiental empresarial, pelos autores do artigo analisado, como “atividades de planejamento e organização do tratamento da variável ambiental pela empresa, como objetivo de alcançar metas ambientais específicas, demandando o engajamento das diversas áreas de gestão para sua administração ótima”.
Sendo a área ambiental uma área nova do conhecimento a ser incorporada pelas organizações e não havendo ainda a devida integração da gestão de pessoas e gestão ambiental, não há ainda consenso em sua aplicação, levando a aplicação de práticas de gestãoambiental em diferentes estágios.
O primeiro estágio evolutivo da aplicação da gestão ambiental por parte das empresas consiste apenas na observação de normas legais, de forma reativa, sendo o controle da aplicação destas normas geralmente voltadas ao controle de poluição com aplicação de tecnologias “end-of-pipe”, ou de fim de processo, de modo que a questão ambiental seja tratada como custo adicional.Já em um segundo estágio, chamada de estágio preventivo, onde a questão ambiental já é vista como uma variável para aumento da competitividade da empresa, havendo rearranjo de tecnologia de produção de modo a evitar a geração de poluição. Nestes casos, geralmente a gestão ambiental fica sob responsabilidade da gestão da produção e dela irradia a preocupação ambiental para outras áreas da empresa.Em um estágio terceiro, mais evoluído, chamado de gestão ambiental estratégica, a questão ambiental torna-se decisiva para o sucesso empresarial, sendo parte efetiva da cultura organizacional, e tratada de forma profissional, e não apenas uma tarefa de outro departamento da organização, dando espaço a certificações ambientais para a empresa, sendo a série ISO 14000 uma das mais almejadas. Esteposicionamento estratégico da gestão ambiental traz uma série de benefícios para as empresas, visto que agindo de maneira proativa, outros mercados se abrem, como o mercado externo de países com legislação e fiscalização ambiental mais severas, possibilidade de a empresa se tornar fornecedora para outra organização que possua uma política ambiental com mais exigências, como por exemplo acertificação ISO 14000, valorização das ações da empresa, melhora da imagem institucional perante os consumidores e a sociedade, redução do montante despendido tanto na produção quanto com multas ambientais.
O artigo discorre também sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis. O conceito utilizado para desenvolvimento de produtos é o de Rozenfeld et al. (2005), que diz que “desenvolver produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão e desenvolvimento de produto
  • Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa: o papel da área de gestão de pessoas nas...
  • Desenvolvimento sustentável: o papel dos indivíduos
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PAPEL RECICLADO
  • O PAPEL DA ENGENHARIA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • AS EMPRESAS E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • O papel da engenharia no desenvolvimento sustentável
  • Gestao sustentavel de ´produtos quimicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!