Desenvolvimento de processo de tratamento por biodigestão de resíduos da obtenção do biodiesel a partir de óleo de fritura.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de processo de tratamento por biodigestão de resíduos da obtenção do biodiesel a partir de óleo de fritura.
Daiane Figueiredo Loeffler – Engenharia Química - SOCIESC

Os óleos defritura resultantes de processamento doméstico, comercial e industrial são utilizados como matéria-prima para a produção de biodiesel, uma grande alternativa de redução de custos. Os óleos e gordurascomestíveis são constituídos basicamente por diferentes tipos de ácidos graxos que se encontram esterificados com o glicerol formando os triglicerídeos.
Conforme pesquisas relacionadas ao assunto debiodiesel, pode-se perceber que existem três processos básicos para a produção desse biocombustível: formação de microemulsões, pirólise e transesterificação. Entretanto, dentre os processos para aprodução de biodiesel a transesterificação de triglicerídeos é o processo mais utilizado em larga escala.
A transesterificação consiste na reação entre um álcool, geralmente de cadeia curta, e umtriglicerídeo, ou seja, o óleo de fritura. Através da transesterificação, ocorre a decantação e filtragem do óleo de fritura já utilizado, onde são retiradas todas as impurezas deixadas pela fritura. Emseguida, esse óleo é colocado em um reator, e recebe a adição de álcool e de uma substância catalisadora, onde é agitado a temperaturas específicas. Após o descanso, ocorre à separação das fases entre obiodiesel e a glicerina produzida como subproduto da reação.
A reação de transesterificação pode ocorrer na presença de vários tipos de álcool de cadeia curta, como o metanol, etanol, propanol,butanol e o álcool amílico. A reação pode ser conduzida em processos catalisados por ácidos, enzimas ou bases fortes. A catálise básica é, a mais utilizada em todo mundo, onde a produção industrial debiodiesel é, em sua quase totalidade, conduzida por esta rota.
Os catalisadores utilizados na catálise básica são bases fortes como hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de sódio (NaOH), carbonato,...
tracking img