Desenvolvimento de paginas web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos Especiais em Informática I: Desenvolvimento de Aplicações Web
Prof, M.Sc. Fabiano Costa Teixeira

UNIDADE I
1 Introdução à World Wide Web
1.1 Considerações Iniciais
A World Wide Web (www) é uma das aplicações da computação mais utilizadas e populares atualmente. Ela é amplamente utilizada para diversos fins: negócios, entretenimento, comunicação, educação, entre muitos outros.Muitos investimentos são realizados todos os anos, o que incentiva a ampliação da web. Esses investimentos vão desde o fornecimento de acesso à internet por meio de banda larga a um número cada vez maior de usuário até o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de aplicações cada vez melhores para a web. O mercado tem se comportado de uma forma onde as aplicações que são executadanas web são cada vez mais valorizadas. Esse aumento na demanda por essa natureza de sistemas tem gerado uma procura bastante grande por mão de obra qualificada para o desenvolvimento. Conforme será visto posteriormente, o desenvolvimento de uma aplicação web envolve o estudo de um número considerável de tecnologias, ferramentas e linguagens. Dessa forma, é bastante importante dominar oconhecimento que permita utilizá-las de forma conjunta para que o produto final desejado possa ser implementado de acordo com os requisitos estabelecidos. Essa unidade de ensino tem como objetivo introduzir alguns conceitos teóricos básicos necessários para a compreensão das demais unidades. Uma macro-visão sobre o assunto será apresentada de forma que seja possível identificar onde cada umas das próximasunidades serão encaixadas.

1.2 Diferença e relação entre Internet e WWW
Uma confusão bastante grande sempre é formada em torno desses dois assuntos. Será que

Internet e WWW são a mesma coisa? A resposta é não. É extremamente simples verificar essa diferença se algumas datas forem observadas: a internet tem sua origem na ARPANET que tem o início de sua história nos anos 60, ao passo que a Webteve a primeira publicação a respeito no ano de 1989. A internet trata-se de uma rede mundial de computadores. Ela permite que aplicações localizadas remotamente sejam capazes de realizar a troca de dados entre si. A Web é uma dessas aplicações! Dessa forma pode-se dizer que a internet é de fundamental importância para web. Mas, são coisas distintas. As próximas seções apresentam ascaracterísticas básicas de cada uma delas.

1.3 Internet
A internet, conforme dito anteriormente, é uma rede mundial de computadores. Seu grande sucesso deve-se, em boa parte, à adoção de protocolos de comunicação amplamente adotados internacionalmente. Muitos serviços são oferecidos na internet de maneira a simplificar o uso dessa rede de computadores tão grande. Nessa seção são apresentados algunsprotocolos e serviços que possuem bastante importância para o estudo envolvido nessa disciplina.

1.3.1 Protocolo IP
O modelo TCP/IP adota na camada de rede o protocolo IP. Esse protocolo tem a responsabilidade de realizar o roteamento de um pacote de dados desde sua origem até o destino, independentemente da quantidade de intermediários (roteadores, por exemplo) necessários. Cada computador localizadona internet possui uma identificação lógica denominado endereço IP. Não é permitido que dois computadores com acesso à internet possuam o mesmo endereço. Um exemplo de endereço IP é o 200.216.229.230. O protocolo IP não se responsabiliza pela garantia de entrega dos pacotes. Dessa forma, se durante uma transmissão pacotes forem perdidos ou desordenados o protocolo não se preocupa em retransmitirou reordená-los. Essa função é atribuída ao protocolo TCP que trabalha de forma conjunta com o IP para fornecer a comunicação segura entre computadores, o que é necessário no contexto da a web.

1.3.2 Protocolo de portas
Em um determinado computador é possível que várias aplicações que acessam a rede

estejam sendo executadas de forma concorrente e cada uma delas pode estar acessando um...
tracking img