Desenvolvimento de morro agudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Morro Agudo, do nascimento ao crescimento para a decadência.


Localizada a 380 km da capital, Morro Agudo (antigo Arraial do Chapéu), foi fundada no ano de 1860 consequente a doação de terra àCúria Diocesana, de onde surgiu efetivamente seus primeiros traços de povoamento. Entretanto, a incorporação do processo de ocupação de seu território foi deveras conturbada, por conta de constantestransições decorrentes às mudanças de seu distrito; sendo nesse período ligado a outros municípios (Orlândia e Nuporanga), a quem se desvencilhou no ano de 1934.
Contudo, o ciclo populacionalfortificou-se com a vinda de migrantes forasteiros, esses que por sua vez, se instalaram em pequenos lotes de terra investindo na agricultura. O município em si, não se desenvolveu planejadamente (sendoassim considerada uma cidade espontânea, vide as ruas tortuosas e outras tantas sem saída); foi se abrangendo de acordo com a chegada de mais indivíduos em função da decadência da mineração.
Ahistória da cidade está constantemente ligada à agricultura, durante os seus 76 anos, Morro Agudo cresceu com vários empreendimentos agrícolas, como: a laranja, sorgo, soja, algodão, amendoim, além de umaextensa diversificação de outros produtos. Mas, a atividade predominante em grande escala é a produção de cana-de-açúcar, onde se destaca como um dos maiores produtores nacionais, promovendo assim oprogresso do município.
Comparada a nível nacional, Morro Agudo é uma cidade de pequeno porte e, de acordo com o IBGE, tem uma população de aproximadamente 29.000 habitantes, que pode ser consideradaabsurdamente inferior em relação à maior cidade do país, São Paulo, que conta com 10 milhões de habitantes. Em compensação, a dualidade também se encontra presente quando se fala de estimativaspopulacionais, já que em contra mão, Borá, a menor cidade do país tem, nada mais, nada menos que 800 habitantes.
Levando em conta esses fatores, pode-se analisar também alguns aspectos socioeconômicos...
tracking img