Desenvolvimento de jogos em plataforma linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO: ENGENHARIA DE SOFTWARE

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EM PLATAFORMA LINUX

Débora dos Santos Castro
Mário Alexandre de Castro
Matheus Lucas Bitencourt
Paulo Roberto de Souza
Rondinelle Junio Sena
Suelen Carolina de Souza

Belo Horizonte – M.G.
2006
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO: ENGENHARIA DE SOFTWARE

DESENVOLVIMENTO DE JOGOSEM PLATAFORMA LINUX

Trabalho interdisciplinar apresentado como requisito para obtenção de certificado do módulo 1 do curso de Engenharia de Software, da faculdade UNA, sob a orientação da professora Ana Carolina de Andrade Aderaldo.

Débora dos Santos Castro
MárioAlexandre de Castro
Matheus Lucas Bitencourt
Paulo Roberto de Souza
Rondinelle Junio Sena
Suelen Carolina de Souza

Belo Horizonte – M.G.
2006
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3. METODOLOGIA E APLICAÇÃO 64. RESULTADOS 6
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

A seguinte proposta de trabalho foi desenvolvida a partir de pesquisas realizadas com o objetivo de discutir e comentar o processo de desenvolvimento de jogos em plataforma Linux.
O mercado de desenvolvimento de jogos para plataforma Windows sempre esteve mais em evidência que o mesmo mercado de paraplataforma Linux, porém, essa realidade vem mudando. Grandes empresas do ramo de desenvolvimento de jogos já anunciaram lançamentos de seus softwares em versões Windows e Linux, simultaneamente. Os Jogos no Linux ainda não são muito divulgados, mas já estão desenvolvidos em quantidade bem eficaz para entreter, e muito, os usuários. Já existem grandes empresas de entretenimento que trabalham exclusivamentecom a transformação de jogos produzidos para outros sistemas operacionais, deixando-os hábeis para funcionar na plataforma Linux, isto sem contar com centenas de desenvolvedores independentes que produzem seus próprios jogos e distribuem pela internet gratuitamente, o que aumenta o potencial do acervo de jogos para Linux.
Assim sendo esta proposta têm em vista alguns objetivos específicos,listados abaixo:
a) Analisar a relação Custo X Benefício da plataforma Linux para desenvolvimento de jogos;
b) Levantar e apresentar fatores que influenciam no mercado tecnológico do desenvolvimento de jogos;
c) Produzir um material de referência sobre tecnologia “Cell” e sobre sua relação com a plataforma Linux.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O mercado de jogoseletrônicos, atualmente, vem se expandindo de forma contínua gerando novos negócios, tecnologias e dando grandes perspectivas a alguns nichos de mercado. Um deles o mercado de software livre (Open Source) que além de se expandir da à oportunidade de escolha aos seus diversos usuários como exemplifica o secretário do audiovisual Orlando Senna (Vinculado ao Ministério da Cultura):A vantagem é o maior alcance ao consumidor e a possibilidade de alimentar dois mercados ao mesmo tempo. O software livre não acaba com o mercado, ele só combate um tipo de negócio baseado na exploração predatória de direitos proprietários. E, além disso, a cultura do software livre é colaborativa, permite que o jogo seja continuamente melhorado por outros desenvolvedores. (SENNA, Agosto de 2006).Assim sendo a plataforma Linux ganha força no mercado de jogos por ser um sistema mais robusto (mais segurança e estabilidade) fornecendo novas tendências na área de jogos a exemplo de Lan Houses com a plataforma em questão. De acordo com Mauro Xavier, um dos responsáveis pelo site Portal Criativa, não só por ser um sistema robusto, mas também pela economia pois o sistema operacional...
tracking img