Desenvolvimento de goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pelos Caminhos do Desenvolvimento de Goiás

Resumo: O processo de desenvolvimento econômico se caracteriza por aspectos qualitativos da economia, contudo seja de grande importância, para tanto, o crescimento econômico das regiões. Em Goiás a sua formação econômica se relaciona com a mineração e com a agropecuária, nos séculos XVIII e XIX, e mais recentemente com a construção de Goiânia e com umgoverno planejado, no caso Mauro Borges. O PIB goiano cresce acima da média nacional, porém altamente concentrado em poucos municípios. Alguns indicadores sociais apontam para a melhoria das condições de vida da população local, embora muitos números precisam ainda serem melhorados, necessitado assim de presença de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado.

Palavas-Chave:Desenvolvimento econômico, crescimento econômico, economia, social, governo.

Introdução
De acordo com Vasconcellos (2002), o desenvolvimento econômico e social de um Estado acontece a partir do momento que há um sustentável crescimento econômico ligado à elevação do Produto Interno Bruto, isto é, de um constante aumento da renda per capita ao longo do tempo, por meio de políticas de otimização dosrecursos no processo produtivo, nos setores: primário ou agropecuário, secundário ou de transformação e o terciário ou comércio/serviços. O processo de crescimento econômico depende de fatores tais como: investimentos em novas tecnologias produtoras de novos produtos e formas mais eficientes para processo produtivo; condições que propiciem à população ter poupanças e convertê-las em investimentos;balança comercial positiva; política econômica estável oferecendo menores riscos a investidores e mão-de-obra qualificada, o capital intelectual preparado para produzir riquezas.
Não há desenvolvimento econômico e social sem a presença do crescimento econômico, condição essencial para que haja desenvolvimento. Todavia, não quer dizer que todo Estado que cresce economicamente se desenvolve. Naverdade, crescimento e desenvolvimento econômico possuem conceitos distintos. Desenvolvimento econômico e social é algo mais amplo e diz respeito a aspectos mais qualitativos do que quantitativos. É um mecanismo administrável para se ter uma melhora do bem-estar econômico e social da população. Uma economia desenvolvida possui competência em produzir, conseqüentemente os fatores de crescimentoelevarão sua produtividade. O desenvolvimento provém da expansão do crescimento de uma economia, provocando mudanças estruturais e melhoria da qualidade de vida da população, demonstrado por indicadores econômicos e sociais como pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, nutrição, educação e moradia. (SOUZA, 1999).
Os indicadores de desenvolvimento econômico e social são definidos pelaOrganização das Nações Unidas (ONU), pelo Banco Mundial e por levantamentos regionais solicitados por interessados como institutos de pesquisas, sendo exemplo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tais indicadores econômicos e sociais, segundo Souza (1999), são identificados a partir do estudo da distribuição da renda per capita, do percentual de casas com água encanada etratamento de esgoto, do consumo de energia e fertilizantes, da produção de alimentos e produção total por empregado, do percentual de residências com telefone, da expectativa de vida, da taxa de mortalidade infantil, do analfabetismo entre adultos, do consumo diário de calorias per capita, do número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza.
Uma das condições essenciais para se desenvolvereconomicamente e socialmente é quando a relação da taxa de crescimento é superior ao crescimento da taxa demográfica, ou melhor, é necessário um crescimento real da renda per capita. Outro ponto crucial é a renda, que deverá estar sendo bem distribuída de maneira a beneficiar as classes mais pobres da população, reduzindo as distorções, o analfabetismo, melhorando a educação em suas diversas esferas,...
tracking img