Desenvolvimento de aplicações na plataforma android

Páginas: 11 (2518 palavras) Publicado: 19 de maio de 2011
Artigo sobre desenvolvimento de aplicações na plataforma Android
Gilson Ferreira Barbosa Filho1
MARCEL COSTA2

1UCSAL – Universidade Católica do Salvador
DI – Departamento de Informática
CEP 41.850-000 Salvador (BA)
gilsonfbf@globo.com

2UCSAL – Universidade Católica do Salvador
DI – Departamento de Informática
CEP 41.850-000 Salvador (BA)
marcelffarias@hotmail.com

Resumo: Esteartigo nos dá um primeiro contato com a plataforma Android, desde a configuração do ambiente Eclipse até o desenvolvimento de uma aplicação exemplo. Utilizando esta aplicação exemplo o artigo abordará a implementação de alguns métodos junto com alguns componentes da plataforma Android.
Palavras Chaves: Android, Sistema Operacional, Google.

1. Introdução
Android é uma plataforma paradispositivos móveis, open-source, produzida pela Google. Criado a partir do Linux, possui total interação com os produtos da Google. Sua interface gráfica possibilita criação de jogos em 3D. A maior diferença do Android para as outras plataformas disponíveis, é que sua arquitetura permite uma enorme customização.
No Android é possível alterar até aplicativos nativos como browser, menus, entreoutros. Os aplicativos criados para a plataforma Android são desenvolvidos na linguagem Java, utilizando a IDE Eclipse através de plugins fornecidos pelo próprio Google.

2. Objetivo
O objetivo deste artigo é apresentar a plataforma Android da Google, utilizando a IDE do Eclipse, através de um experimento pratico.
Será abordado como desenvolver uma aplicação através de um experimento pratico,junto com a interface gráfica, e alguns componentes.

3. Fundamentos
Os códigos dos programas criados no Android são escritos na linguagem Java. Ao compilá-los, são adicionados ao código os arquivos de recursos e configuração. O compilador gera um arquivo com a extensão. apk. e a ferramenta AAPT(Android Asset Packging Tool), gerencia os pacotes e instala os arquivos *.apk.
No Android, cadaprograma possui uma máquina virtual própria e em processos separados. Cada aplicativo ganha do sistema uma identificação única, tornando cada processo invisível aos demais. Caso seja necessário, mais de um programa pode utilizar a mesma identificação, com isso compartilham arquivos, máquina virtual e recursos.
Os programas desenvolvidos para o Android, não possuem a função main. Os programaspodem realizar chamadas para qualquer outro programa em qualquer momento, logo a aplicação pode fazer chamadas para quaisquer dos quatros componentes. Estes componentes são:
Activity - O nome Activity pode ser trocado pela palavra janela ou tela. Ela é um componente visual que realiza os tratamentos visuais da tela como, por exemplo, qual View será desenhada na tela. Views são todos os componentesda tela como botões, textos, caixa de textos, barra de rolagens entre outros elementos. Toda tela (Activity) para ser exibida precisa que seja implementado dois métodos, o “onCreate(bundle) que inicializa a tela e o “setContentView(view)” que cria a interface da tela.
Provedores de Conteúdo – É o componente que tem a função de disponibilizar dados para os programas. Utiliza-se o banco de dadosdo SQLite. Os aplicativos utilizam os provedores de conteúdos para o gerenciamento e armazenamento de informações e dados.
Receptores de Broadcast – São componentes que identificam e repassam os anúncios. Os anúncios podem ser emitidos por programas ou pelo próprio Android. Quem receber o anúncio pode iniciar uma Activity ou outra forma de alertar que possua alguma resposta. Um exemplo deanúncio é a informação de bateria fraca.
Serviços – São componentes que só são executados em segundo plano, sem a necessidade de interface visual e ficam ativos por tempo indefinido. São executados na thread principal do processo que a criou.

4. Arquitetura
A arquitetura do Android para melhor compreensão pode ser dividida em cinco camadas: Aplicações, Frameworks de Aplicações, Bibliotecas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis com a plataforma android
  • Desenvolvimento de aplicações mobilecom android
  • Plataformas e ferramentas para desenvolvimento de aplicações multimídia.
  • Plataformas e Ferramentas para Desenvolvimento de Aplicações Multimídias
  • Plataformas e Ferramentas para Desenvolvimento de Aplicações Multimídia
  • Plataforma android
  • Android e suas aplicações
  • Utilização da plataforma android no desenvolvimento de um aplicativo para o cálculo do balanço hídrico climatológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!