Desenvolvimento-david ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2431 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SEGUNDO DAVID RICARDO

DAVID RICARDO (1772-1823)
David Ricardo nasceu na cidade de Londres em 18 de Abril de 1772. Era filho de um abastardo comerciante de origem judaica, o que fez com que ele crescesse no mundo dos negócios. Ainda jovem tornou-se operador da Bolsa de Valores de Londres, demonstrando familiaridade nas transações do capitalismo mais avançadas de sua época. Apósler a obra de Adam Smith, "A Riqueza das Nações", estudou e escreveu sobre questões de economia política, tornando-se sem sombra de dúvidas o seu legítimo sucessor. Suas principais obras abrangem as seguintes áreas de economia; política monetária; teoria dos lucros; teoria da renda fundiária e da distribuição; teoria do valor e do comércio internacional, temas estes atuais nos dias de hoje.DESENVOLVIMENTO SEGUNDO DAVID RICARDO
David Ricardo preocupa-se com a formação da riqueza nacional e distribuição entre capitalista, trabalhadores e proprietários de terra. Para ele o problema estava na agricultura que era incapaz de produzir alimento barato para consumo dos trabalhadores, isso gerava elevação dos salários nominais e do valor dos fundos de salários.
Ricardo não se preocupou com ovalor em si, mas com os fatores que afetam as variações do valor, continuava com a idéia de que os preços das mercadorias são proporcionais ao volume de trabalho incorporado. A tecnologia, afetando a produtividade faz variar o valor do bem final.
A função de produção ricardiana apresenta diferença fundamental à de Smith. Pois incorporou a hipótese de que o volume da produção esta sujeito àprodutividade marginal decrescente, isso se dá devido o aumento da produção de alimentos por causa do crescimento demográfico, levando a economia a utilizar terras cada vez menos férteis. A produtividade marginal decrescente ocorre principalmente na agricultura, pois o setor secundário esta sujeito à economia de escala.
Na margem extensiva de cultivo, para um mesmo volume de capital e de trabalho,obtém-se quantidade menor de produto. Se for utilizada em cada tipo de terra maior quantidade de determinado fator, e deixar os demais constantes, a produtividade marginal de determinado fator decresce.
A lei dos rendimentos decrescentes explica o aumento de custo dos alimentos na margem extensiva elevando a taxa de salários e afetando a taxa de lucro. Nesse processo, ocorrem modificações nadistribuição do produto social em favor dos proprietários de terras em detrimento dos trabalhadores e capitalista.
Para Ricardo, os capitalistas desempenham papel fundamental no desenvolvimento, ao arrendar terras para produzir alimentos e contratar trabalhadores. As condições de produção na agricultura são fundamentais, porque as taxas de salários e de lucro prevalecente nesse setor refletem-se no resto daeconomia. Os capitalistas desempenham duas funções: primeira ao buscar oportunidades mais rentáveis para seu capital, tende a igualar as taxas de lucro sobre os vários ramos da indústria e da agricultura; segunda o capitalista da início ao processo de desenvolvimento. Eles reinvestem as suas rendas promovendo a acumulação de capital.
A TEORIA DA RENDA DA TERRA
Ricardo defendia a concentração darenda em favor dos capitalistas, porque são os responsáveis pela acumulação de capital, gerando o crescimento. As elites embolsam uma renda que gasta no consumo supérfluo, essa renda vem da utilização de terras menos férteis e mais distantes do mercado. No inicio do processo dado um estoque de capital e um contingente populacional, ocupam-se as melhores terras e a produção total atende a demandapor alimentos. Os lucros são positivos e a renda da terra é nula. Com o crescimento demográfico, eleva-se a demanda por alimentos levando a utilização de terras menos férteis.
A terra do tipo A, de melhor qualidade, são utilizadas primeiro e nesses locais surgem as cidades, e não existe renda da terra. Devido a maior produtividade dessa área e a proximidade com o mercado há um incentivo...
tracking img