Desenvolvimento da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento da linguagem

A linguagem é um sistema arbitrário de símbolos que nos permite dizer, e compreender, uma variedade infinita de mensagens.
Antes de aproximadamente 1 ano, oslinguistas falam de uma fase “pré-linguísta” que pode ser dividida em etapas: choro, gorjeio e balbucio.
O balbucio parece não ser necessariamente um precursor da linguagem posterior, embora isso aindaesteja sendo discutido.
Em torno de 1 ano, surgem as primeiras palavras. A criança começa a usar sons que se referem consistentemente à mesma situação.
Com 2 anos, a maioria das crianças tem umvocabulário de 50 palavras; muitas crianças têm um vocabulário muito mais amplo a esta altura.
As primeiras sentenças de duas palavras são ouvidas geralmente aos 18 e 24 meses, em média.
A gramática deestágio 1 persiste até que a criança comece a acrescentar “inflexões” gramaticais como plurais e tempo passado.
A linguagem da criança é criativa desde o início, ela constrói sentenças que jamais ouviu.A gramática de estagio 2 envolve o aparecimento sequencial de inflexões gramaticais e a construção de sentenças mais longas e mais complexas.
Neste estágio também há uma ordem, com algumaspreposições e plurais aparecendo bem cedo; os verbos auxiliares depois.
As crianças em idade escolar continuam a desenvolver a linguagem, particularmente o uso das sentenças passivas e o uso adequado dos verbosirregulares.
O desenvolvimento do significado das palavras (desenvolvimento semântico) segue um curso menos previsível. Muitas crianças usam tanto palavras supergeneralizadas quanto específicas emseu vocabulário inicial.
Há muitas diferenças individuais no ritmo de desenvolvimento da linguagem. As variações de ritmo, dentro de uma amplitude normal, podem ser de até um ano.
Há indícios de quemeninas são um pouco mais rápidas no desenvolvimento do vocabulário inicial e da pronúncia, mas não na gramática. Estas diferenças desaparecem até a adolescência, quando reaparecem e as meninas...
tracking img