Desenvolvimento da linguagem na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Desenvolvimento da Linguagem na infância

Por: ANA LÚCIA DA COSTA
DELZUITA MARIA GOMES NOGUEIRA
ELAINE SANTOS DE MEDEIROS
KARLA EMANUELLE GOMES PESSOA
NADIA ROGÉRIA DE MORAIS
PENÉLOPE CRISPINIANO
RITA DE CÁSSIA DO ROSÁRIO

Buscaremos a partir de tais estudos compreender de que forma se dá a assimilação da linguagem pela criança de forma a ampliar as suas funções cognitivas,tomando por base os estudos de Lev Semiónovich Vygotsky.
A criança a partir da sua fase de desenvolvimento dentro do útero da mãe, já consegue identificar a voz da mesma, e com isso passa a ter os primeiros contatos com a linguagem. Ao nascer, passa a ter contato o seu primeiro grupo social o qual se encontra inserido, a família. Sendo cercado por incontáveis estímulos através de palavras decarinho (linguagem verbal). Com o passar do tempo, a criança permanecendo nesse universo cheio de estímulos, ela começa sentir a necessidade de ser compreendida pelos que estão ao seu redor. E essa necessidade de comunicação é a função primordial da fala.
A partir do momento em que se inicia a linguagem verbal das primeiras palavras os seus processos cognitivos passam a se expandir com maisforça, pois força a criança a compreender o signo e o seu significado. Por exemplo, ao mostrar a fruta manga para a criança e denominar de manga, ela (a criança) a partir de então, assimilará a imagem a sua denominação. E no momento posterior, quando lhe ensinarem que manga também poder se a manga da camisa, a forçará a desenvolver processos cognitivos superiores. Para Vygotsky: Se seguirmos ahistória de uma palavra em qualquer idioma, veremos, por mais surpreendente que possa parecer à primeira vista, que os seus significados se transformam, exatamente como acontece com o pensamento infantil (2000, p. 91). Compreende-se que a partir de várias interações sociais e comunicativas que a criança desenvolve os seus processos psicológicos, seja na brincadeira, na dança, no canto e com aconvivência entre adultos e crianças que estejam abaixo ou acima do seu desenvolvimento, servindo com um impulsionador de estímulos.
Na fase da infância a linguagem verbal será a principal mediadora para a formação de conceito, porém esses conceitos não são imutáveis ou fixos, ao decorrer da ampliação de seus processos cognitivos a criança passa a transforma lós , e somente na adolescência e a faseadulta é que se chega a sua função psicológica superior. Portanto, a formação dos conceitos acontece de forma evolutiva e gradual, apresentando-se nessa trajetória, com traços bem específicos, caracterizados pelo pensamento sincrético, pensamento por complexos, depois desencadeando para os conceitos científicos.
No momento em que “[...] a criança tende a misturar os mais diferenteselementos em uma imagem desarticulada, por força de alguma impressão ocasional” (VIGOTSKI, 2000, p. 74) está manifestando um pensamento sincrético. Partindo desse pensamento os primeiros problemas enfrentados pela criança para se fazer entendida na linguagem verbal, em parte, são solucionados, pois, em algumas situações, tanto adultos como criança fazem uso de mesmas palavras para designar um objeto,embora com compreensões diferenciadas formadas sobre esse objeto.
Para Vygotsky:
1) pensamento sincrético: caracteriza-se
pela capacidade da criança realizar agrupamentos de objetos desiguais como amontoados desorganizados agrupados sem qualquer fundamento tendo como base nexos vagos, subjetivos, ligados a fatores perceptivos, sem relação com os atributos relevantes dos objetos. Como exemplo, ao seouvir uma conversa de uma criança que se apresenta de forma desconexa onde se misturam sujeito e objetos. Observe a poesia a seguir de Manuel Bandeira:
A onda
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda

2) Pensamento por complexos: os objeto isolados associam-se na mente da criança, não apenas devido às impressões subjetivas mas...
tracking img