Desenvolvimento cogntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este artigo foi elaborado no âmbito da unidade curricular Psicologia do Desenvolvimento, do 2º ano de Serviço Social, na ótica de Piaget, dando maior relevância ao estádio pré – operatório, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos 2 até aos 7 anos de idade.
PALAVRAS - CHAVE
Período pré-operatório, Desenvolvimento cognitivo, Provas de Piaget

ABSTRACT
This article was preparedunder the Course Developmental Psychology, 2nd year of Social Work, in the view of Piaget, giving greater relevance to the pre - operative, which coincides with the pre-school and going from 2 up to 7 years of age.
KEY - WORDS
Preoperatively, cognitive development, Piaget's Evidence







INTRODUÇÃO
O desenvolvimento humano, segundo Piaget, é orientado por dois princípios básicos, aorganização e a adaptação. Segundo esta ideia, o autor afirma que as crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas, como a operação, uma manipulação de ideias que pode ser realizada de forma reversível. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, adote essas mesmas estruturas. No processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para asua ocorrência, a assimilação e a acomodação. A assimilação envolve os esforços de cada indivíduo para se relacionar com o ambiente, fazendo com que ele se ajuste às estruturas já presentes no organismo. A acomodação complementa a assimilação, ocorrendo quando as qualidades do ambiente não se ajustam com os conceitos já existentes. Graças à acomodação, os conceitos são alterados em resposta àsexigências ambientais (Piaget, 1975).
Para Feldman, Papalia, & Wendkos (2001), o desenvolvimento cognitivo obedece a quatro estádios. São eles o estádio sensório-motor (0 aos 2 anos), em que a criança percebe o ambiente e age sobre ele, o estádio pré-operacional (2 aos 6 anos), onde a criança desenvolve a sua capacidade simbólica, o estádio das operações concretas (7 aos 11 anos), onde a criança fazorganizações assimilativas que operam em equilíbrio com a acomodação, e por último, o estádio das operações formais (12 anos em diante). Piaget propôs testes, onde se incluem as tarefas de correspondência termo a termo e de conservação de substância, através dos quais se pode avaliar em que estádio de desenvolvimento se encontra a criança.




ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Piaget, foi um psicólogosuíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Os seus estudos sobre o processo de raciocínio infantil tiveram uma fenomenal importância na Psicologia e na Pedagogia.
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça e era um menino inteligentíssimo. Aos 11 anos de idade, publicou o seu primeiro trabalho sobre um pardal albino. Seria então o início da sua carreiracientífica. Frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Aos 22 anos de idade em 1918 era já Doutor em Biologia. Após a licenciatura, foi para Zurich, lá frequentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra numa clínica. Com esta experiencia passou a combinar a psicologia experimental (método formal) com métodos informais, como conversas e análises de pacientes.Jean Piaget revolucionou as conceções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partiu de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Piaget desenvolveu estudos sobre os próprios processos metodológicos, concretamente o método clínico e a observação naturalista. Estes métodos correspondem a importantes avanços na investigação em psicologia.
Em 1919, mudou-separa a França, e foi trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência para crianças. O ano de 1919 foi importante na sua vida, iniciou os seus estudos sobre a mente humana e habilidades cognitivas. Com a experiencia no laboratório de Alfred Binet em França, Piaget notou que crianças da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes...
tracking img