Os teóricos, Jean Piaget (1896 – 1980), Vygotsky (1896 – 1934) e Henri Wallon (1879 – 1962) contribuíram de forma significativa para a educação infantil em relação ao desenvolvimento cognitivo dacriança
Jean Piaget ao iniciar seus estudos experimentais sobre a mente humana passou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas e foi por meio de seu conhecimento de biologiaque o direcionou a observar o desenvolvimento cognitivo da criança como uma evolução gradativa.
Em sua teoria do desenvolvimento Piaget nos diz que o cognitivo é uma teoria de etapas, ouseja, presume que nós seres humanos passamos por várias mudanças ordenadas e previsíveis e com isto a construção do saber se dá quando as ações físicas ou mentais acontecem sobre objetos que provocam odesequilíbrio, resultando em assimilação ou acomodação e assim na assimilação dessas ações, ou seja, em construção de esquemas ou conhecimento.
De acordo com Piaget se a criança não consegueassimilar o estímulo logo a princípio ela tenta fazer uma acomodação e logo após uma assimilação e assim o equilíbrio é então alcançado.

Vygotsky acreditava que o processo de ensino-aprendizagemenvolve aquele que aprende com aquele que ensina, ou seja, é a relação entre essas pessoas, no nosso caso entre educador e educando.
Ele abordou o desenvolvimento cognitivo como um processo deorientação. Ao invés de focar o término do processo de desenvolvimento, ele dedicou-se ao processo em si e assim analisou a participação do indivíduo nas atividades sociais.
Vygotsky cita três fases queocorrem ao longo do desenvolvimento cognitivo e de conceitos da criança: o Sincretismo, Pensamento por Complexos e o Pseudoconceito.

Já Henri Wallon, nos diz que: “A afetividade refere-se àcapacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligadas a tonalidades agradáveis e desagradáveis.” Wallon em sua teoria do desenvolvimento cognitivo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Desenvolvimento cognitivo da criança segundo piaget, vygotsky e wallon. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desenvolvimento-Cognitivo-Da-Crian%C3%A7a-Segundo-Piaget/699065.html

MLA

"Desenvolvimento cognitivo da criança segundo piaget, vygotsky e wallon" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desenvolvimento-Cognitivo-Da-Crian%C3%A7a-Segundo-Piaget/699065.html>.

MLA 7

"Desenvolvimento cognitivo da criança segundo piaget, vygotsky e wallon." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desenvolvimento-Cognitivo-Da-Crian%C3%A7a-Segundo-Piaget/699065.html>.

CHICAGO

"Desenvolvimento cognitivo da criança segundo piaget, vygotsky e wallon." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desenvolvimento-Cognitivo-Da-Crian%C3%A7a-Segundo-Piaget/699065.html.